AS ATIVIDADES CIRCENSES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: Uma análise das ementas
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Ensino Superior de Licenciatura em Educação Física sobre a disciplina de Atividades Circenses. O método empregado foi análise documental (SÁ-SILVA, ALMEIDA e GUIDANI, 2009), os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), foram utilizados dados numéricos e análise estatística descritiva e análise de documentos institucionais. O levantamento da coleta dos dados foi feito por meio de consulta ao site http://emec.mec.gov.br. , contato via e-mail para solicitação do material, que serão incluídas para análise todos os currículos e projetos pedagógicos das universidades públicas do Brasil. Durante as buscas foram encontradas 114 instituições de licenciatura em Educação Física, das quais nove instituições ofertam a disciplina Atividades Circenses ou disciplinas correlatas. A disciplina tem ganhado espaço, porém o número de instituições em que a mesma está inserida nos seus currículos se encontra em pouca quantidade.