A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO BÁSICA DO CIDADÃO

as representações sociais de discentes de Pedagogia

  • Tássia Beatriz Machado Alvim uniube
  • Vania Maria de Oliveira Vieira uniube
Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação integral. Educação Superior. Representações Sociais.

Resumo

Pesquisa de natureza quanti-qualitativa. Objetiva compreender as representações sociais de alunos de um curso de Pedagogia de uma IES em MG, sobre a disciplina de Ensino Religioso (ER) para a Educação Básica e suas implicações na formação integral do cidadão. Toma como referencial teórico-metodológico a TRS de Moscovici (2014) e a abordagem estrutural de Abric (2001). Participaram da pesquisa 40 alunas matriculadas nos últimos períodos do referido Curso. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, contendo questões abertas e fechadas e a TALP, Técnica de Associação Livre de palavras.  Para as análises, além do respaldo da TRS e da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), contou também com os softwares EVOC e Iramuteq. Os resultados mostram que o núcleo central das representações sociais das licenciandas sobre a disciplina de ER para a Educação Básica está representado pelas evocações “Respeito”, “Conhecimento”, “Liberdade”, “Fé-Deus” e “Necessário”. Essas evocações evidenciam que para esse grupo o ER ainda não é bem compreendido como disciplina que contribui para a formação integral do aluno. Ao mesmo tempo em que afirmam ser essa disciplina um meio importante para uma formação que busca o respeito pelo outro, a partir do conhecimento, mostram também a fragilidade desse conhecimento ao atribuir os seus conteúdos numa perceptiva íntima que tem a ver com as escolhas de cada um e com o respeito às opções dos outros, quando incluem a expressão “Fé-Deus”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In D. Jodelet (Ed.), As representações sociais (pp. 155-171). Rio de Janeiro: UERJ. 2001.

ALEXANDRE, Marcus. Representação Social: uma genealogia do conceito. Comum - Rio de Janeiro - v.10 - nº 23 - p. 122 a 138 - julho / dezembro 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERTONI, Luci Mara; GALINKIN, Ana Lúcia. Teoria e métodos em representações sociais. In: MORORÓ, Leila Pio, COUTO, Maria Elizabete Souza, ASSIS, Raimunda Alves Moreira de (org.) Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias. Ilhéus: EDITUS, 2017.

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. LDBEN. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394/96. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CARON, Lurdes. Ensino Religioso: currículo, programas e formação. Revista Pistis Praxis, v. 6, n. 2, p. 627-647, set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2022.

CUNHA, Luiz Antônio. O Sistema Nacional de Educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação & Sociedade. 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2022.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação. 2004.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: RJ, Vozes, 1992.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Educação e história do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 5-26, jul-set/2015

MACHADO, Laêda Bezerra; ANICETO, Rosimere de Almeida. Núcleo Central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2010.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978
PARO, Vitor Henrique. Ensino Religioso na Escola é Crime. 2020. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/14-ensino-religioso-na-escola-e-crime/. Acesso em 08 de fevereiro de 2022.

POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres (Orgs.). Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Editora Saberes em Diálogo. Florianópolis : Saberes em Diálogo, 2015.

RATINAUD, Pierre. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. 2009.

SALLA, Fernanda. Ensino Religioso e escola pública: uma relação delicada. Revista Nova Escola. 2003.

SILVA, José Carlos da. O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica | V.20, N.44, MAI./AGO. 2018.

VERGÈS, P. Ensemble de Programmes Permettant L’Analyse des Evocations. EVOC 2000. Manuel. Version 5. 2002.
Publicado
07/08/2023