A PRESENÇA DO MODELO ATÔMICO ATUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLD DE 2021

Palavras-chave: PNLD, Ciências da Natureza, Modelo Atômico, Análise de Conteúdo

Resumo

O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) criado em 1985 que visa avaliar e distribuir livros didáticos para alunos de escolas públicas, passou por uma adaptação para o ano de 2021, isso porque, o decreto n. 9.099 de julho de 2017 menciona que o programa deve apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que regula as “aprendizagens essenciais" a serem desenvolvidas na Educação Básica.  Dessa forma, os novos livros aprovados devem trabalhar o desenvolvimento de competências e habilidades dentro de temáticas gerais. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, essas temáticas são Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo, que se relacionam diretamente com o tópico dos Modelos Atômicos, anteriormente trabalhado no componente curricular de Química. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar a presença do modelo atômico mais recente nos livros didáticos aprovados no PNLD de 2021, a forma como este modelo é apresentado e o nível de profundidade dessas abordagens, visto que, o entendimento do modelo atômico atual fornece as bases para o entendimento de como ocorrem as ligações químicas, as disposições espaciais dos átomos nas moléculas e as propriedades químicas das substâncias. Para este estudo utilizou-se  a análise de conteúdo baseada nos trabalhos de Laurence Bardin, e verificou-se que das sete obras analisadas, cinco delas fazem menção ao modelo atômico atual, duas de forma simples e três de forma mais aprofundada, atribuindo igual importância e destaque se comparados com os modelos atômicos  anteriores.

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Publicado
19/08/2024