A EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA E O DUPLO ASPECTO DA SUA INTERNALIZAÇÃO

Palavras-chave: Educação. Formação Humana. Internalização

Resumo

No presente trabalho, buscamos apresentar o duplo sentido da educação, tomando por base o pensamento de György Lukács em sua obra Para uma ontologia do ser social, e de István Mészáros em sua obra A educação para além do capital. Sabemos que a educação deve estar orientada para a constituição de uma autêntica emancipação humana, rompendo com concepções que buscam atender ao capitalismo e que objetivam a manutenção do status quo social. Para Lukács, a educação tem dois sentidos: o sentido amplo, que diz respeito ao contínuo processo de formação humana; e o  sentido estrito, que se refere às formas mais específicas da educação, como a escolar, por exemplo.  Nesse último sentido a educação apresenta um duplo aspecto, pois, pode ser utilizada para a internalização e/ou fixação de determinados comportamentos requeridos pela sociedade de forma negativa, ao atender os ditames do capitalismo, ou de forma positiva quando se volta para preparar os homens para a sua sociabilidade. Nesse último aspecto, uma educação orientada para além do capital, como defende Mészáros, deve priorizar uma autêntica emancipação humana, por meio da qual ela seja uma das vias de superação de estranhamentos presentes no sistema capitalista.

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Biografia do Autor

Jaireilson Silva de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Filosofia na rede de educação básica do estado do Ceará. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana

Adauto Lopes da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação

Publicado
27/03/2023