A VIRTUDE DA PRUDÊNCIA EM SANTO TOMÁS DE AQUINO

  • Italo Dant Alves Monteiro UFC
Palavras-chave: Ética, Prudência, Filosofia Medieval

Resumo

Um dos fundamentos para a coexistência em sociedade, que visa o bem comum como fim último, é o desenvolvimento de certas qualidades fundamentais, que nos diferem dos reinos infra-humanos, que são as virtudes. A virtude se caracteriza como uma perfeição da operação, nascitura do hábito virtuoso, que tem por consequência, a perfectibilidade do agente. O homem que tende ao seu bem, ao buscar seu aperfeiçoamento, por meio do agir virtuoso, invariavelmente coopera para o fim do agir político, que é o bem comum da pessoa humana numa Sociedade de pessoas humanas, onde reina o respeito a dignidade do homem e seus direitos democráticos. Porém, para o bom agir, na hora certa, da forma certa, demanda o cultivo de outra virtude intelectual, mas de aplicação prática, a virtude cardeal por excelência: a Prudência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus: (contra os pagãos), parte II, tradução de Oscar Paes Leme, Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
AQUINO, Tomás de. Suma Contra os Gentios. Tradução para o português de D. Odilão Moura, O.S.B e D. Ludgero Jaspers, O.S.B. Campinas, São Paulo: Editora Ecclesiae, 2017.
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. Tradução para o português de Alexandre Correia. Campinas, São Paulo: Editora Ecclesiae, 2016.
AQUINO, Tomás de. Comentário ao segundo livro da Ética a Nicômaco de Aristóteles. Tradução para o português de Tiago Tondinelli. Campinas, São Paulo: Editora Ecclesiae, 2014.
ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross, 4a. Edição, São Paulo: Editora Nova Cultural, Ltda., 1991.
CHESTERTON, G. K. Santo Tomás de Aquino. Tradução de Antônio Emílio Angueth de Araújo. Campinas, São Paulo: Editora Ecclesiae, 2015.
GILSON, Etienne. O Espírito da Filosofia Medieval, 3º ed.; São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média, 1º ed.; São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
MARITAIN, Jacques. Introdução Geral à Filosofia. Tradução de Ilza das Neves e Heloísa de Oliveira Penteado, revista por Irineu da Cruz Guimarães. Rio de Janeiro: Livraria AGIR Editora, 1966.
MARITAIN, Jacques. O Homem e o Estado, 3ª ed.; Tradução de Alceu Amoroso Lima. Rio de Janeiro: Livraria AGIR Editora, 1959.
SÁENZ, Alfredo. As Virtudes Fundamentais. Rio de Janeiro: Ed. CDB, 2021.
XIII, Leão. Carta Encíclica Rerum Novarum: Sobre a condição dos operários, Roma, 1891, Disponível em: https://www.vatican.va/content/leo-xiii/pt/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_15051891_rerum-novarum.html
Publicado
27/03/2023