A DEFESA DA EDUCAÇÃO FEMININA

uma articulação entre Christine de Pisan e Nísia Floresta

  • Dinevania Jaiane de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Palavras-chave: Educação Feminina, Christine de Pisan., Nísia Floresta, Igualdade

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar e articular a defesa da educação para mulheres presente nas obras de Christine de Pisan (1364-1430) e Nísia Floresta (1810-1885). Este estudo se justifica por versar um debate acerca do papel da mulher na sociedade que ultrapassa séculos e fronteiras, identificando-se traços semelhantes nas duas autoras no que concerne à educação. A despeito de viverem épocas e espaços diferentes, o que incitou essas duas filosofas a traçarem a luta pela educação feminina? Em A Cidade das Damas (1405) de Pisan, encontra-se uma defesa da educação feminina como condição para um acesso igualitário das mulheres aos diferentes espaços na sociedade. De modo semelhante, no Opúsculo Humanitário (1853), Nísia apresenta a emancipação feminina como efeito da educação fornecida às mulheres. Assim, enquanto Pisan defende que seja dada a mesma educação aos homens e às mulheres; a defesa de Nísia se destaca pela crítica à educação feminina no Brasil. Conclui-se, assim, que a educação é o tema central nas duas filósofas, compreendida como responsável por equalizar a condição da mulher na sociedade e colocá-la na categoria de humano, humanizando-a. Afinal, se participam do título de humanidade do mesmo modo que o homem, a mulher deve, portanto, também receber a mesma educação que ele.

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Publicado
27/03/2023