ENSINAMENTOS SOBRE TEORIA E PRÁXIS:

A EDUCAÇÃO COMO SABEDORIA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA EMANCIPAÇÃO HUMANA.

Palavras-chave: Educação, Pensamento Crítico, Emancipação

Resumo

A partir dos estudos e reflexões sobre a educação enquanto teoria filosófica para a construção
do licenciando em Filosofia, tendo como referencial teórico as obras da filósofa bell hooks, o
presente trabalho busca discutir a relação entre teoria e práxis, as quais são imprescindíveis
para a construção de uma educação emancipadora. É inegável a contribuição filosófica para o
Ensino, e para além disso, sendo responsável por situar os seres dentro de sua realidade,
ampliar o pensamento crítico, possibilitando de forma autônoma a construção do Sujeito.
Tem-se como objetivo apresentar a educação como sabedoria prática, ultrapassando as
epistemologias dominantes que hierarquizam o saber. Portanto, nosso trabalho busca mostrar
que o atual contexto societário exige, crescentemente, que se abordem temáticas aliadas à
práxis, as quais entendam e conduzam a construção humana, com o objetivo de prática de
liberdade e emancipação humana.

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Referências

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São
Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante,
2020.
HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante,
2021a.
HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021b.
Publicado
27/03/2023