O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DA FILOSOFIA NA CONCRETIZAÇÃO DA ESSÊNCIA LIVRE DO SER HUMANO EM HEGEL

  • Pedro Henrique Fontenele Teles UECE
Palavras-chave: Educação, Filosofia, Humanidade, Liberdade, História, Hegel

Resumo

As contribuições de Hegel para a História da Educação e da Pedagogia são inegáveis, não apenas no âmbito restrito da Filosofia, mas também para a Educação de modo geral. Em suas reflexões, o processo de ensino/aprendizagem ganha um sentido primordial, ligado à essência do ser humano, isto é, à liberdade. Diferentemente de outros animais, cuja essência instintiva já nasce pronta, a essência livre do ser humano precisa ser desenvolvida ao longo da vida, através da educação. Hegel pensa esse processo em várias dimensões, desde a educação estudantil, individual, professor-aluno, até a autoeducação coletiva, a educação de um povo. A filosofia exerce um papel-chave para todas essas dimensões, sendo o único ramo do conhecimento humano capaz de compreender o processo de formação educacional em toda a sua profundidade. Por isso, a Filosofia é a responsável por dirigir todos os outros saberes na tarefa fundamental da educação: superar a crueza dos instintos e desenvolver a racionalidade humana, tornando o ser humano, assim, livre. Em suma, para Hegel, é a filosofia que nos faz compreender esse propósito libertador da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 1996.
BITTAR, Marisa. História da educação: da Antiguidade à época contemporânea. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
COLLINGWOOD, R. G. A Idéia de história. Tradução Alberto Freire. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
DA SILVA, André Gustavo Ferreira. Hegel & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HEGEL, G. W. F. Introdução à História da Filosofia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. Lisboa: Edições 70, 1989.
HEGEL, G. W. F. Propedêutica Filosófica. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1989.
HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio – Ciência da Lógica. Tradução de Paulo Meneses, com a colaboração de Machado. São Paulo: Edições Loyola, 1995a.
HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas: a filosofia do espírito. Tradução de Paulo Menezes, com a colaboração de José Machado. São Paulo: Edições Loyola, 1995b.
HEGEL, G. W. F. Filosofia da História. 2. ed. Tradução de Maria Rodrigues e Hans Harden. Brasília: Editora UnB, 1995c.
HEGEL, G. W. F. A Razão na história: uma introdução geral à filosofia da história. 2. ed. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro Editora, 2004.
HEGEL, G. W. F. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito, ou, Direito natural e ciência do estado em compêndio. Tradução de Paulo Meneses. São Leopoldo: UNISINOS, 2010.
HEGEL, G. W. F. A Razão na História. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2014.
HEGEL, G. W. F. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito: direito natural e ciência do Estado no seu traçado fundamental. Tradução de Marcos Lutz Müller. São Paulo: Editora 34, 2022.
INWOOD, M. Dicionário Hegel. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
MARCUSE, H. Razão e Revolução. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
NOVELLI, Pedro Geraldo. O conceito de Educação em Hegel. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 5, p. 65-88. Unesp: Botucatu, 2001.
PUCKETT, M. B.; DIFFILY, D. Teaching Young Children: An Introduction to the Early Childhood Profession (2nd ed.). Clifton Park, NY: Delmar Learning, 2004.
TELES, Pedro H. Fontenele. O Estado como Fundamento da História em Hegel. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia Política) – Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2016.
VAZ, Henrique C. Lima. Antropologia Filosófica I. São Paulo. Edições Loyola, 1991.
Publicado
27/03/2023