ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
uma ação didático-matemática em nível de doutorado
Resumo
O presente relato é fruto de uma ação didático-matemática em nível de doutorado, desenvolvida na disciplina de Estágio à Docência no Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem como objetivo tecer reflexões acerca das contribuições teóricas e práticas provenientes da realização de atividades de participação e intervenção no Curso de Licenciatura em Matemática da UFRPE, desenvolvidas no período letivo de 2021.2. Para tanto, projetamos, aprovamos e realizamos um número total de quinze episódios de estudo integralmente apoiados no Plano de Ensino de Unidade Curricular de Estágio Supervisionado Obrigatório III, envolvendo a tétrade saber-aluno-pesquisador-supervisor. Constatou-se, afinal, que o processo de supervisão e experimentação à docência no ensino superior, como uma das fases da formação acadêmica em nível do doutorado, pode contribuir significativamente na qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática no Brasil.