ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

uma ação didático-matemática em nível de doutorado

  • Bruno Serafim de Souza Secretária da Educação do Ceará (SEDUC CE) https://orcid.org/0000-0001-8878-875X
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima
  • Edelweis Jose Tavares Barbosa
  • Elisângela Bastos de Melo Espíndola Bastos de Melo Espíndola
Palavras-chave: Educação Básica. Ensino de Matemática. Educação Superior. Estágio Doutoral. Formação Docente.

Resumo

O presente relato é fruto de uma ação didático-matemática em nível de doutorado, desenvolvida na disciplina de Estágio à Docência no Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem como objetivo tecer reflexões acerca das contribuições teóricas e práticas provenientes da realização de atividades de participação e intervenção no Curso de Licenciatura em Matemática da UFRPE, desenvolvidas no período letivo de 2021.2. Para tanto, projetamos, aprovamos e realizamos um número total de quinze episódios de estudo integralmente apoiados no Plano de Ensino de Unidade Curricular de Estágio Supervisionado Obrigatório III, envolvendo a tétrade saber-aluno-pesquisador-supervisor. Constatou-se, afinal, que o processo de supervisão e experimentação à docência no ensino superior, como uma das fases da formação acadêmica em nível do doutorado, pode contribuir significativamente na qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática no Brasil.

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Biografia do Autor

Bruno Serafim de Souza, Secretária da Educação do Ceará (SEDUC CE)

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2012). Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Cariri (2017). Doutorando do programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor de Matemática na Educação Básica desde 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor substituto pelo Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2016 e 2019, atuando no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Atualmente é professor de Matemática da EEMTI Professor José Teles de Carvalho; Tutor presencial do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); membro de Grupo de Estudos Avançados em Didática da Matemática (GEADM); e membro do grupo do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa, Extensão de Formação Docente do Agreste Pernambucano (NUPEFAP). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Antropológica do Didático, Modelo Epistemológico de Referência, Percurso de Estudo e Pesquisa, e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Publicado
07/08/2023