Edição Atual

v. 10 n. 37 (2025): II Encontro Cearense de Educação Matemática (EceEM) e o Panorama de Pesquisas nesse campo de conhecimento no Ceará
					Visualizar v. 10 n. 37 (2025): II Encontro Cearense de Educação Matemática (EceEM) e o Panorama de Pesquisas nesse campo de conhecimento no Ceará

Neste século XXI, o cenário educacional é marcado por distintos desafios e possibilidades, que emergem no cotidiano escolar e acadêmico nos componentes curriculares e nos campos de estudos e de pesquisas. Entre estes, a Matemática, apontada como uma ciência fundante quanto ao desenvolvimento de competências e de habilidades científicas, evidencia-se pela necessidade de atenção nos variados níveis de ensino e de modalidades.

A partir disso, a Revista DoCEntes, visa fortalecer o letramento científico matemático nos diferentes ambientes promotores de educação, via compartilhamento de pesquisas e de experiências exitosas, que possam contribuir significativamente com a discussão científica e tecnológica de pesquisadores/as, professores/as e demais profissionais da educação. Reconhece, também, a urgência de contribuições frente à recomposição de aprendizagens essenciais de Matemática, conforme sinalizados em documentos norteadores da educação brasileira.

Frente a isso, a Revista DoCEntes estabelece parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Ceará (SBEM/CE), buscando fornecer, por meio de seu espaço de divulgação científica, este número, que celebra a partilha de pesquisas cearenses, que contemplam tendências da Educação Matemática, fruto do II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM).

Com isso, objetivou-se apresentar o “II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM) e o Panorama de Pesquisas nesse campo de conhecimento no Ceará” através de contribuições de pesquisadores renomados do estado do Ceará, que realizam o exercício contínuo de ensino, pesquisa e extensão na Educação Matemática.

Publicado: 08/07/2025

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições

A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

Relatório do Qualis Periódicos

QUALIS B1

 

Indexadores