DISCUSSÃO E APLICAÇÃO DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS NO ENSINO MÉDIO:RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE DIALÓGICA E CONTEXTUALIZADA
Palavras-chave:
Intervenções Pedagógicas, Ensino Médio, Termodinâmica, Propagação de calor, Dilatação térmicaResumo
O objetivo desta pesquisa foi apresentar em forma de relatos de experiência duas intervenções de Física, a partir de conteúdos da área da Termodinâmica. A intervenção 1 buscou conhecer os processos de propagação de calor (condução, convecção e irradiação) a partir da utilização de alguns experimentos físicos, além de como se formam os furacões e os impactos causados pelo furacão Irma. A intervenção 2 buscou promover os conhecimentos de dilatação térmica (linear, superficial e volumétrica) e sua presença no cotidiano. As intervenções pedagógicas foram realizadas na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorin (EECAM), localizada no município de Caicó/RN. Foram aplicadas em uma turma de alunos do 2º Ano de Ensino Médio. As abordagens didático-pedagógicas foram desenvolvidas tendo o aluno como sujeito protagonista de seu próprio conhecimento científico. Mantendo, sempre, contato com o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, o que tornou o processo de ensino e aprendizagem rico e motivador.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 ago. 2023.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
G1. Mundo. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/furacao-irma-deixa-mortos-e-causa-destruicao-no-caribe.ghtml. Acesso em: 23 mar. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.