DISCUSSÃO E APLICAÇÃO DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS NO ENSINO MÉDIO:RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE DIALÓGICA E CONTEXTUALIZADA

Autores

Palavras-chave:

Intervenções Pedagógicas, Ensino Médio, Termodinâmica, Propagação de calor, Dilatação térmica

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi apresentar em forma de relatos de experiência duas intervenções de Física, a partir de conteúdos da área da Termodinâmica. A intervenção 1 buscou conhecer os processos de propagação de calor (condução, convecção e irradiação) a partir da utilização de alguns experimentos físicos, além de como se formam os furacões e os impactos causados pelo furacão Irma.  A intervenção 2 buscou promover os conhecimentos de dilatação térmica (linear, superficial e volumétrica) e sua presença no cotidiano. As intervenções pedagógicas foram realizadas na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorin (EECAM), localizada no município de Caicó/RN. Foram aplicadas em uma turma de alunos do 2º Ano de Ensino Médio. As abordagens didático-pedagógicas foram desenvolvidas tendo o aluno como sujeito protagonista de seu próprio conhecimento científico. Mantendo, sempre, contato com o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, o que tornou o processo de ensino e aprendizagem rico e motivador.

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Biografia do Autor

  • Álison Pereira Da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutorando em Física com linha de pesquisa em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas com Área de Concentração em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Ensino de Física pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possuo formação técnica em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Referências

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Publicado

17/09/2025

Como Citar

DISCUSSÃO E APLICAÇÃO DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS NO ENSINO MÉDIO:RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE DIALÓGICA E CONTEXTUALIZADA. (2025). Revista Docentes, 10(38), 67-76. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1186