UM OLHAR PODE SER REVOLUCIONÁRIO;

OBSERVE OS SINAIS!

Autores

  • Roberlandio Rodrigues Nunes EEEP PROFESSOR JOSÉ OSMAR PLÁCIDO DA SILVA
  • Regiane Silva Oliveira EEEP PROFESSOR JOSÉ OSMAR PLÁCIDO DA SILVA

Palavras-chave:

Pós-pandemia; Saúde mental; Transtornos; Pesquisa.

Resumo

O projeto UM OLHAR PODE SER REVOLUCIONÁRIO; OBSERVE OS SINAIS! está sendo realizado, desde 2021, por estudantes da EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva, no município de Barro-Ceará. Em 2022, o projeto ganhou mais dimensão, criando conexões nas redes sociais com a comunidade. Tem-se por finalidade, agir diante das dificuldades que os alunos apresentam em lidar com os casos de ansiedade e depressão no cenário pós-pandêmico mundial. A pesquisa tem como objetivo principal analisar ações que pudessem ajudar no tratamento destes transtornos. A metodologia é qualitativa, quantitativa e pode ser considerada uma pesquisa-ação, pois o projeto buscou oferecer através de parcerias, atendimento presencial em saúde mental gratuito para toda a comunidade escolar, além de atendimento online gratuito para pessoas que não estão inseridas no contexto escolar. Para alcançar os objetivos, foram realizados encontros, propiciando que professores e alunos pudessem discutir as ações do projeto, bem como o desenvolvimento de um site (desabafeaquijops.weebly.com) e um Instagram (@projeto.científico­_jops) para divulgação de informações, além de marcação de atendimento individualizado (escuta). Utilizamos como referencial teórico os autores Gil (2002); Solomon (2000), Pessoa (1982) e Thiollent (2002). Com a pesquisa, foi possível criar habilidades de interação e de informação no combate aos transtornos socioemocionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Mapeamento aponta que 70% dos estudantes de SP relatam sintomas de depressão e ansiedade. São Paulo, 2022.
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SOLOMON, Andre. O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão. Tradução de Myriam Campello – 2° edição. São Paulo: Companhia das letras, 2014.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1994.

Site criado:
desabafeaquijops.weebly.com

Publicado

17/09/2025

Como Citar