A inserção das ferramentas digitais no ensino da Literatura

Autores

  • Mônica dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Literatura. Tecnologia. Gamificação. Conhecimentos. Experiências.

Resumo

O presente relato de experiência foi desenvolvido na EEMTI Deputado Murilo Aguiar, em Camocim-CE, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura a partir da utilização de ferramentas digitais, pois elas são extremamente eficientes e indispensáveis para o fortalecimento da aprendizagem dos alunos, quando utilizadas para fins pedagógicos, inclusive na leitura de textos. Desse modo, foi aplicado a pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo os métodos de coleta de dados utilizados: questionário e entrevista com os alunos do 1º ano do ensino médio. A partir dos dados coletados, foram selecionados os autores e obras a serem trabalhados na eletiva. Sendo assim, foram realizados encontros semanais tendo como principal objeto de interação com a leitura o smartphone, que proporcionou acesso a textos, biografias dos escritores, atividades de gamificação e outros recursos. A realização da eletiva possibilitou a abertura de caminhos de motivação pela leitura. As atividades foram realizadas de forma dinâmica e contextualizada, com momentos de descobertas e interação, tendo como suporte a utilização das ferramentas digitais. O repertório literário dos discentes foi enriquecido a partir das leituras realizadas com uso de seus smartphones, dos compartilhamentos de ideias, das discussões iniciadas, das falas coletivas e das rodas de diálogos. Nesse sentido, as tecnologicas, sem dúvidas, exerceram um papel primordial para acesso e aproximação da literatura.  Houve um despertar de gosto pela leitura em fase ào fortalecimento e aquisição de conhecimentos e experiências exitosas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf> Acesso em: 10 mai. 2024.

CARLINI, Alda Luiza; TARCIA, Rita Maria Lino. 20% a distância e agora? Orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância no ensino presencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

FOUCAMBERT, J. ALeitura em Questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

MACHADO, Ana Maria. Entre vacas e gansos – escolas, leitura e literatura. In: MACHADO, Ana Maria. Texturas: sobre leituras e escritos.-Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MURRAY, J. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao E-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de através do espelho para Ipad. Porto Alegre: 2012

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2009

Downloads

Publicado

27/08/2024

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

A inserção das ferramentas digitais no ensino da Literatura. (2024). Revista Docentes, 9(31), 72-78. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1279