AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
práticas em uma escola estadual de tempo integral
Palavras-chave:
Agroecologia. Educação Ambiental. Currículo. Ensino.Resumo
Desde os primórdios das sociedades, a agricultura é fundamental para o desenvolvimento social de uma região. Contudo, com o passar do tempo, os meios de cultivo foram se intensificando, culminando na utilização desenfreada dos recursos do solo, além de sua poluição e degradação durante o processo. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar e discutir como as temáticas relacionadas à agroecologia são abordadas com os estudantes de uma escola de tempo integral da Rede Estadual de Ensino, no município de Canindé-CE. Para isso, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, com ênfase na discussão sobre a relevância dessa temática no currículo escolar, a partir da perspectiva dos professores do componente curricular Biologia. Participaram da pesquisa três professores, que responderam a um questionário e trouxeram suas percepções sobre o tema, bem como os fatores que os incentivam, ou não, a incluir a agroecologia em seus planejamentos, seja no componente curricular Biologia, seja nas Unidades Curriculares Eletivas (UCE). Os resultados sugerem a necessidade de fortalecer a Educação Ambiental nos currículos, uma vez que se percebe a baixa presença dessa temática nas UCE. Além disso, os docentes relataram uma quantidade insuficiente de formações voltadas para o tema.
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