A A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Resumo
Atualmente é comum deduzir que são muitas as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Física. As aulas muitas vezes, ministradas pelos professores de forma estritamente teórica, enfatizando somente conceitos e memorização de leis. Por isso, o tema escolhido tratará da importância do ensino de Física e como pode-se ter uma aula proveitosa. Com ideias fáceis e com materiais de baixo custo que ajuda na compreensão prática do aluno sobre um conteúdo específico. As aulas de Física experimental têm como objetivo empreender ações que melhorem o interesse dos estudantes pela disciplina, para compreender as causas e os efeitos que ocorrem no nosso cotidiano. Visando facilitar o ensino-aprendizagem de física, com maior interação dos alunos. Sabe-se que no contexto educacional é fundamental estabelecer meios, entre os materiais didáticos, a criatividade e os objetivos educacionais, para assim dar uma aula em que o aluno aprenda e ao mesmo tempo se divirta, para que estudar torne-se algo prazeroso. Além de colaborar na reflexão de educadores de Física sobre como agir diante das situações atuais, em que os alunos têm conhecimento na palma da mão e não sentem mais a necessidade de estudar. Fazendo como que o professor perceba que tudo depende da criatividade dele em repassar seus conteúdos. Por fim, o educador pode criar diversas maneiras em que o aluno compreenda o assunto, esse trabalho é também uma indicação/orientação de como pode ser importante tornar as aulas produtivas e vantajosas, lembrando que o importante mesmo é que o aluno aprenda e queira sempre mais conhecimento.
Palavras-chave: Experimentos. Ensino. Incentivo. Aula. Didática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).