ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL - ELETIVA VIVÊNCIAS POÉTICAS E O FOMENTO À PRODUÇÃO POÉTICA
Palavras-chave:
Vivências Poéticas. Eletiva. Análise poética. Produção poética.Resumo
Este trabalho é um relato da experiência com o universo poético, por meio da eletiva “Vivências Poéticas” na escola Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor José Teles de Carvalho, na cidade de Brejo Santo, pertencente à 20ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, mantida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. A eletiva buscou inserir os alunos das segundas séries do ensino médio no universo da poesia, a partir do estudo das escolas literárias poéticas, dos estilos de poemas, rimas, ritmo, métrica e outras inúmeras características. Proporcionou-se ainda momentos lúdicos de processos de produção poética, nos quais os alunos foram impulsionados a produzirem poemas diversos e os exporem ou os distribuírem nos diversos ambientes da escola. Essa ação originou o projeto “Um tiquim de poesia”, pelo qual poemas escritos pelos alunos foram apreciados pela comunidade escolar. Os resultados obtidos durante a eletiva revelaram a necessidade de vivências mais constantes com a poesia a serem criadas e fomentadas pelas escolas.
Downloads
Referências
REIS, Rosana Aparecida Barbosa dos. UMA AVENTURA PELO UNIVERSO DAS PALAVRAS ATRAVÉS DA POESIA. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uepg_port_artigo_rosana_aparecida_da_silva_barbosa.pdf. Acesso em: 22/06/2022.
SAVELI, Esméria de Lourdes. COPES, Regina Janiaki. BRITO, Solange Salles de. A POESIA PEDE PASSAGEM... NA ESCOLA. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/436/363. Acesso em: 22/06/2022.
TAVARES, Diva Sueli Silva. 2011. POESIA NA SALA DE AULA: FORMANDO LEITORES. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/32. Acesso em: 23/06/2022.
HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Resende. 2. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006. 5. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/oscar-jara-para-sistematizar-experic3aancias1.pdf. Acesso em: 28/06/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).