O DEVIR-MATERNO NA OBRA CINEMATOGRÁFICA DE PASOLINI
contribuições deleuzeanas para a figura materna no Brasil
Palavras-chave:
Devir-materno. Deleuze. Cinema. Pasolini. Feminino.Resumo
Com esse artigo apresentamos discussões sobre a figura materna nas relações socioculturais a partir da análise de filmes de Pasolini, com o objetivo de evidenciar como essas obras cinematográficas contribuem para um novo significado da mulher no Brasil do nosso século. Tomamos as duas obras de Gilles Deleuze sobre cinema, Imagem-movimento e Imagem-tempo, que forneceram uma base teórica para pensarmos a construção argumentativa nesse sentido, pois o pensador francês enfatiza nas mesmas o caráter filosófico da imagem, considerada aqui como o signo que efetua a ideia no cinema. A mistura que Pasolini fez entre as dimensões privada e pública de sua vida estaria enraizada numa dicotomia entre os universos materno e paterno. Nessa dialética entre o pessoal e o político, as mulheres desempenharam o papel de mediador. Inicialmente, procederemos com uma extensa revisão da literatura acerca da mulher e seus desdobramentos. Em seguida, apresentaremos descrições e análises fílmicas a partir de uma relação com três obras cinematográficas de Pasolini – Mamma Roma, Édipo Rei e Medeia. Por último, compreender como a pesquisa contribui para o estudo de gêneros na atualidade, notadamente a representação do feminino em um panorama cultural e social.
Palavras-chave: Devir-materno. Deleuze. Cinema. Pasolini. Feminino.
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