Edição Atual

v. 7 n. 18 (2022): Avaliação como instrumento de aprendizagem

Esta edição da DoCentes contempla a Avaliação Educacional como instrumento privilegiado da Aprendizagem.
Historicamente, as avaliações, em todas as suas variantes, têm sido mal recebidas na sociedade brasileira. Em diversos contextos e instituições sociais, o ato de avaliar, via de regra, é cercado de resistências, críticas e  questionamentos, em consequência de não se conseguir, por meio dos instrumentos aplicados, abranger todos os desafios intrínsecos aos sistemas educacionais.

Nos oito artigos apresentados nessa edição, identificamos vários aspectos da avaliação educacional, entretanto,
pode-se destacar a avaliação diagnóstica, a formativa e a significativa como modalidades essenciais ao processo de ensino e de aprendizagem. Quatro artigos expressam a relevância da avaliação na aprendizagem da Língua
Portuguesa, destacando-se nessa área a literatura e a produção textual direcionada ao Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem). Outros dois artigos abordam como a avaliação pode colaborar no aprendizado de competências e
habilidades em Matemática.

Publicado: 02/08/2022

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português, Espanhol e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

Relatório do Qualis Periódicos

QUALIS A4

 

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