Edição Atual

v. 5 n. 12 (2020): O ensino e a aprendizagem em Linguagem e Código e suas Tecnologias

Dedicamos este número da revista DoCentes ao Ensino e Aprendizagem das DLinguagens, Códigos e suas Tecnologias. O desafio central da Educação Básica reside no processo de Aprendizagem, que, por sua vez, pressupõe refletir sobre o Ensino. Como demonstram os artigos ora apresentados: ensinar no atual contexto exige um repensar Metodologias, considerando a mediação tecnológica, o papel do Letramento e a possibilidade de incorporar a ludicidade nesta seara. Inauguramos essa edição com um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática numa escola de ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual. A metodologia de ensino criada para uma aprendizagem eficiente efetivou-se por meio de um projeto pedagógico de recuperação paralela. O estudo seguinte sinaliza a centralidade da Língua Portuguesa e sua função de desenvolver as habilidades necessárias à constituição de competências comunicativas. Ele destaca a relevância do processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Tendo sido elaborado com base em indicadores de avaliação, constitui-se numa devolutiva oficial ao sistema estadual de ensino.

Publicado: 25/08/2020

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português, Espanhol e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

Relatório do Qualis Periódicos

QUALIS A4

 

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