TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

DA SÍNTESE CONCEITUAL À MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Rita de Fátima Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sheila Maria Muniz Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Ceará.
  • Adriana Eufrásio Braga Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Tendências pedagógicas;, Práticas pedagógicas significativas, Coerência epistemológica

Resumo

Este artigo apresenta brevemente os princípios epistemológicos das tendências pedagógicas e retrata como ocorreu a aprendizagem das mesmas numa turma de pós-graduação. Objetiva, então, sensibilizar quanto à adoção de práticas pedagógicas significativas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, embasada em Libâneo (1990, 2006), Perrenoud, (1999),Luckesi (1994), entre outros, e resulta da experiência vivenciada durante a disciplina de Didática do Ensino Superior, cursada em 2019. Evidenciou que a postura docente foi o diferencial e que houve, portanto, coerência epistemológica, ou seja, a projeção entre o que se diz e o que se faz.

Palavras-chave: Tendências pedagógicas; Práticas pedagógicas significativas; Coerência epistemológica.

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Referências

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Publicado
14/12/2020