USO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PHET COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ÓPTICA

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, PhET, Óptica, Ensino e aprendizagem

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) têm estado cada vez mais presentes no cotidiano escolar dos alunos, sendo necessário utilizá-las como aliadas no processo de ensino-aprendizagem discente. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo promover o uso do software de simulação PhET como ferramenta de ensino nas aulas de Física, Óptica, especificamente, do 2° ano do Ensino Médio, para auxiliar na visualização dos fenômenos físicos envolvidos no conteúdo proposto. Dentro da Óptica Geométrica, trabalhou-se os conteúdos de reflexão, refração e dispersão. Desenvolveu-se as atividades em duas aulas, com aplicação de questionários antes e depois da aula teórica, na qual se fez o uso de experimentos por meio de simulações. Com a utilização do PhET, verificou-se que os alunos observaram fenômenos físicos que antes somente eram vistos em imagens de livros, despertando, assim, um estímulo visual que faz com que interajam mais durante a aula, acarretando melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se também um aumento da motivação dos alunos, tendo eles encontrado no software uma forma mais dinâmica e eficiente para interpretar os fenômenos físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Oliveira Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Físida na Educação Básica.

Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Referências

ARANTES, A. R.; MIRANDA, M. S.; STUDART, N. Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET. Física na Escola. v. 11, n. 1, 2010.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CARRARO, F. L.; PEREIRA, R. F. O uso de simuladores virtuais do PhET como metodologia de ensino de eletrodinâmica. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Cadernos PDE, v. 1, 2014.
CORDEIRO, A. L.; RODRIGUES, F. L. de O. O software tracker: uma ferramenta educacional para potencializar o ensino de física. Essentia-Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA. Sobral, v. 20, n. 2, p. 2-8, 2019.
FERREIRA, A. C. R. O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ, 2016.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Fundamentos de Física: Óptica e Física Moderna. 10. ed. v. 4. São Paulo: LTC, 2016.
HEWITT, P. G. Física Conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
LOBAO, E. de C.; PORTO, A. Vieira. Evolução das técnicas de simulação. Produção. São Paulo, v. 9, n. 1, p. 13-22, 1999.
MEDEIROS, A; MEDEIROS, C. F. de. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 24, n. 2, p. 77-86, 2002.
MERCADO, L. P. L. Metodologias de ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 263-299, 2016.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, 1996.
SOARES, A. A.; MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 915-933, 2015.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.
ZARA, R. Reflexão sobre a eficácia do uso de um ambiente virtual no ensino de física. In: II Encontro Nacional de Informática e Educação, Cascavel - PR, 2011.
Publicado
26/04/2021