USO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PHET COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ÓPTICA

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, PhET, Óptica, Ensino e aprendizagem

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) têm estado cada vez mais presentes no cotidiano escolar dos alunos, sendo necessário utilizá-las como aliadas no processo de ensino-aprendizagem discente. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo promover o uso do software de simulação PhET como ferramenta de ensino nas aulas de Física, Óptica, especificamente, do 2° ano do Ensino Médio, para auxiliar na visualização dos fenômenos físicos envolvidos no conteúdo proposto. Dentro da Óptica Geométrica, trabalhou-se os conteúdos de reflexão, refração e dispersão. Desenvolveu-se as atividades em duas aulas, com aplicação de questionários antes e depois da aula teórica, na qual se fez o uso de experimentos por meio de simulações. Com a utilização do PhET, verificou-se que os alunos observaram fenômenos físicos que antes somente eram vistos em imagens de livros, despertando, assim, um estímulo visual que faz com que interajam mais durante a aula, acarretando melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se também um aumento da motivação dos alunos, tendo eles encontrado no software uma forma mais dinâmica e eficiente para interpretar os fenômenos físicos.

Biografia do Autor

Francisco Oliveira Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor de Físida na Educação Básica.

Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Referências

ARANTES, A. R.; MIRANDA, M. S.; STUDART, N. Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET. Física na Escola. v. 11, n. 1, 2010.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CARRARO, F. L.; PEREIRA, R. F. O uso de simuladores virtuais do PhET como metodologia de ensino de eletrodinâmica. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Cadernos PDE, v. 1, 2014.
CORDEIRO, A. L.; RODRIGUES, F. L. de O. O software tracker: uma ferramenta educacional para potencializar o ensino de física. Essentia-Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA. Sobral, v. 20, n. 2, p. 2-8, 2019.
FERREIRA, A. C. R. O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ, 2016.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Fundamentos de Física: Óptica e Física Moderna. 10. ed. v. 4. São Paulo: LTC, 2016.
HEWITT, P. G. Física Conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
LOBAO, E. de C.; PORTO, A. Vieira. Evolução das técnicas de simulação. Produção. São Paulo, v. 9, n. 1, p. 13-22, 1999.
MEDEIROS, A; MEDEIROS, C. F. de. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 24, n. 2, p. 77-86, 2002.
MERCADO, L. P. L. Metodologias de ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 263-299, 2016.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, 1996.
SOARES, A. A.; MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 915-933, 2015.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.
ZARA, R. Reflexão sobre a eficácia do uso de um ambiente virtual no ensino de física. In: II Encontro Nacional de Informática e Educação, Cascavel - PR, 2011.
Publicado
26/04/2021