RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO INTERVALO

confecção de experimentos de Óptica para auxiliar na explicação de seus fenômenos

Palavras-chave: Experimentos, Óptica Geométrica, Residência Pedagógica, Intervalo Escolar

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo promover a confecção de experimentos de Óptica pelos alunos do 2° ano do Ensino Médio e sua explicação pelos próprios estudantes durante o intervalo escolar, auxiliando a visualização dos fenômenos físicos e colocando os alunos como protagonistas do seu próprio aprendizado. Foi desenvolvida na escola de Ensino Médio Elza Goersch, localizada no município de Forquilha, Ceará, e realizada dentro do programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Para a pesquisa, foram confeccionados quatro experimentos e um jogo, que posteriormente foram expostos no intervalo escolar. A coleta de dados foi feita mediante a ferramenta Google Forms, sendo aplicados três questionários. Percebeu-se a importância da utilização de experimentos nas aulas de Física, podendo ocorrer até mesmo no pátio ou quadra, momentos em que há forte interação entre os alunos e, consequentemente, troca de conhecimento. Ressalta-se ainda o interesse dos discentes que apresentavam e dos que observavam os experimentos em questionar o seu funcionamento, buscando conhecer a relação deles com o dia a dia.

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Biografia do Autor

Cleano de Aguiar Gomes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Francisco Leandro de Oliveira Leandro de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

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Publicado
30/03/2022