A UTILIZAÇÃO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE CINEMÁTICA EM UM CONTEXTO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

TICs, Modellus, Cinemática

Resumo

Frente às diversas dificuldades encontradas no ensino remoto, as quais agravaram a desmotivação dos estudantes, a implementação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem se mostrou ainda mais importante no ensino de Física. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo verificar a eficiência do software Modellus para o ensino e aprendizagem de Cinemática, área de estudo da Física, o qual tem potencial para despertar a curiosidade do aluno e proporcionar uma aprendizagem mais contextualizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa na EEMTI Carminha Vasconcelos, Morrinhos, Ceará, contando com a participação de 27 alunos do 1° ano do Ensino Médio. Desenvolveu-se em três etapas: (I) aplicação de um pré-teste, via Google Forms, abordando questões de Cinemática, buscando avaliar os conhecimentos prévios que os alunos possuíam sobre esse conteúdo; (II) realização de 10 aulas, via Google Meet, para com a utilização do Modellus, na qual foram feitas demonstrações experimentais dos assuntos de Cinemática e resolvidos problemas com a utilização do laboratório virtual; (III) Aplicação de dois testes, através do Google Forms, em que o primeiro (pós-teste) teve como intuito verificar se a utilização do Modellus pôde contribuir com a aprendizagem dos alunos, e o segundo, com viés mais qualitativo, para verificar a concepção dos alunos a respeito do software. Observou-se, através da comparação do pré-teste com o pós-teste, que os alunos apresentaram importantes avanços quanto aos índices de aprendizagem. Já no aspecto qualitativo da pesquisa, 96% dos estudantes informaram querer, ou querer muito, que houvessem mais aulas com a utilização do Modellus, o que aponta a eficácia desse software, mesmo em um contexto remoto.

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Biografia do Autor

  • Islandyo Denys de Araújo Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor da Educação Básica.

  • Jonas Guimarães Paulo Neto, IFCE - Campus Sobral

    Licenciado em Física e Mestrando em Ensino de Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pós-graduado em Ensino de Física pelo Instituo Prominas. Professor efetivo do estado do Ceará.

  • Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

29/11/2023