A UTILIZAÇÃO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE CINEMÁTICA EM UM CONTEXTO REMOTO

Palavras-chave: TICs, Modellus, Cinemática

Resumo

Frente às diversas dificuldades encontradas no ensino remoto, as quais agravaram a desmotivação dos estudantes, a implementação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem se mostrou ainda mais importante no ensino de Física. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo verificar a eficiência do software Modellus para o ensino e aprendizagem de Cinemática, área de estudo da Física, o qual tem potencial para despertar a curiosidade do aluno e proporcionar uma aprendizagem mais contextualizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa na EEMTI Carminha Vasconcelos, Morrinhos, Ceará, contando com a participação de 27 alunos do 1° ano do Ensino Médio. Desenvolveu-se em três etapas: (I) aplicação de um pré-teste, via Google Forms, abordando questões de Cinemática, buscando avaliar os conhecimentos prévios que os alunos possuíam sobre esse conteúdo; (II) realização de 10 aulas, via Google Meet, para com a utilização do Modellus, na qual foram feitas demonstrações experimentais dos assuntos de Cinemática e resolvidos problemas com a utilização do laboratório virtual; (III) Aplicação de dois testes, através do Google Forms, em que o primeiro (pós-teste) teve como intuito verificar se a utilização do Modellus pôde contribuir com a aprendizagem dos alunos, e o segundo, com viés mais qualitativo, para verificar a concepção dos alunos a respeito do software. Observou-se, através da comparação do pré-teste com o pós-teste, que os alunos apresentaram importantes avanços quanto aos índices de aprendizagem. Já no aspecto qualitativo da pesquisa, 96% dos estudantes informaram querer, ou querer muito, que houvessem mais aulas com a utilização do Modellus, o que aponta a eficácia desse software, mesmo em um contexto remoto.

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Biografia do Autor

Islandyo Denys de Araújo Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e professor da Educação Básica.

Jonas Guimarães Paulo Neto, IFCE - Campus Sobral

Licenciado em Física e Mestrando em Ensino de Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pós-graduado em Ensino de Física pelo Instituo Prominas. Professor efetivo do estado do Ceará.

Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado
29/11/2023