III ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA NA UFCA (JUAZEIRO DO NORTE): trajetória, reflexões e perspectivas para o ensino de filosofia no ceará
Resumo
O III Encontro de Professores de Filosofia do Ceará, realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, destacou-se como um marco significativo na história desses eventos, reafirmando a relevância e o compromisso com o ensino de Filosofia no Estado. Este trabalho destaca o papel essencial das diversas pessoas e instituições envolvidas na organização do evento, que proporcionou um espaço vital para diálogo, formação e resistência. Os resultados dos Grupos de Trabalho revelaram a variedade de temas e abordagens presentes na prática pedagógica dos professores de Filosofia, enfatizando a importância do debate e da reflexão para o aprimoramento contínuo do ensino. A análise dos artigos dos dois primeiros encontros demonstrou não apenas a evolução do evento, mas também a consolidação de uma comunidade dedicada a promover uma educação crítica e transformadora. Assim, o III Encontro de Professores de Filosofia do Ceará não apenas celebrou conquistas passadas, mas também delineou novos horizontes e desafios, reiterando o compromisso dos educadores e filósofos com uma educação pública, plural e emancipatória para todos os cearenses.
Abstract:
The III Meeting of Philosophy Teachers of Ceará, held at the Federal University of Cariri (UFCA) in Juazeiro do Norte, stood out as a significant milestone in the history of these events, reaffirming the relevance and commitment to the teaching of Philosophy in the state. This work highlights the essential role of the various individuals and institutions involved in organizing the event, which provided a vital space for dialogue, training, and resistance. The results of the Working Groups revealed the variety of themes and approaches present in the pedagogical practice of Philosophy teachers, emphasizing the importance of debate and reflection for continuous improvement in teaching. The analysis of the articles from the first two meetings demonstrated not only the evolution of the event but also the consolidation of a community dedicated to promoting critical and transformative education. Thus, the III Meeting of Philosophy Teachers of Ceará not only celebrated past achievements but also outlined new horizons and challenges, reaffirming the commitment of educators and philosophers to a public, plural, and emancipatory education for all citizens of Ceará.
Downloads
Referências
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/08/08/ensino-medio-ministro-entrega-a-ce-resultadode-consulta-publica. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. LEI Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o DecretoLei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. PROJETO DE LEI. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e define diretrizes para a política nacional de ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023.
CEARÁ. PARECER 009/2023. Responde consulta da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza acerca da habilitação exigida para lecionar a disciplina “Ensino Religioso” nos anos finais do Ensino Fundamental e se há necessidade de apostilamento nos diplomas, nos cursos de licenciatura em Filosofia ou História ou Teologia, nos termos do Edital nº 108/2022. Fortaleza, CE: Conselho Estadual de Educação, 2023. https://www.cee.ce.gov.br/download/pareceres-2023/ Acesso em: 20 dez. 2023.
RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.
FOFANO, Débora; SOUSA, Alex. Formação e resistência no ensino de Filosofia: a experiência do Encontro Cearense dos Professores de Filosofia. DoCEntes, Fortaleza, v. 4 n. 10, p. 36 - 46, 2019. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/213 Acesso em: 20 dez. 2023.
BOLZONI, Elizabeth; DAMASCENO, Roberta; FOFANO, Débora; SOUSA, Alex. II Encontro Cearense de Professores de Filosofia: memórias, lutas, resistências e o ensino de Filosofia no Ceará. DoCEntes, Fortaleza, v. 8, n° 21, p. 12- 27, 2023. Disponível: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/776. Acesso em: 20 dez. 2023.
PINUSA, Samuel. Professores aprovados em concurso de Fortaleza reclamam de eliminação após erro de interpretação em edital. G1, Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/educacao/noticia/2023/01/09/professores-aprovados-em-concurso-de-fortaleza-denunciam-eliminacao-apos-erro-de-interpretacao-emedital.ghtml. Acesso em: 23 dez. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista De Educação PUC-Campinas,
n° 24, p. 7 - 16, 2012. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/108. Acesso em: 20 dez. 2023.