II ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA
memórias, lutas, resistências e o ensino de Filosofia no Ceará
Resumo
O presente artigo configura-se como relato de experiência cujo objeto narrado e analisado foi o II Encontro Cearense de Professores de Filosofia. Realizado na cidade de Fortaleza, dos dias 25 a 27 de agosto de 2022, na Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE), com a temática “Pensar a prática e praticar a luta”, o evento contou com a participação de professores/as de Filosofia do Ceará em todos os níveis de educação. O método de análise para o relato foi o resgate da memória e narrativas elaboradas desde o momento de planejamento, organização, execução e observação do evento. Uma vez que o ensino de Filosofia no Ceará é um fenômeno que afeta os/as autores/as das lutas vivenciadas em torno dessa disciplina, este é analisado no contexto atual das lutas travadas pela permanência do ensino de Filosofia via atividades propostas pelo encontro, como: conferências, apresentação de trabalhos, grupos de trabalho e plenária. A realização do encontro foi um momento oportuno e singular ao apresentar e compartilhar as estratégias para a prática docente no ensino de Filosofia e articular saídas coletivas frente aos desafios que enfrenta o ensino de Filosofia no Brasil e no Ceará na atualidade. Para tanto, será criada a Associação de professores de Filosofia do Ceará.
Downloads
Referências
p. 125-136, 1995.
ANPED. Posição da ANPED sobre o “Texto Referência–Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para
a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica“. [S.l.], 09 out. 2019. Disponível em:
https://www.anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-econtinuada-
de . Acesso em: 26 out. 2021
ANPOF. SEM FILOSOFIA NÃO TEM BASE - Carta do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar sobre a BNCC. [S.l.], 20 maio 2021.
Disponível em: https://www.anpof.org/comunicacoes/notas-e-comunicados/sem-filosofia-nao-tem-base--cartado-
gt-filosofar-e-ensinar-a-filosofar-sobre-a-bncc Acesso em: 26 out. 2021
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017a.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do
Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de
1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de
Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017b.
BRASIL. PORTARIA n. 331, de 5 de abril de 2018. Institui o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional
Comum Curricular - ProBNCC e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para sua implementação. Brasília, DF:
Ministério da Educação, 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio
Paulo Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. O Narrador - considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e
técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012
6. REFERÊNCIAS
26
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Governamentalidade neoliberal, teoria do capital humano e empreendedorismo.
E d u c . R e a l . [ o n l i n e ] . P o r t o A l e g r e , v . 3 4 , n . 2 , p . 1 7 1 - 1 8 6 , 2 0 0 9 . D i s p o n í v e l e m :
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8299. Acesso em: 10 nov. 2022.
FERNANDES, Dorgival. MARINHO, Cristiane; SOUSA, Alex; COSTA, Roberta. A educação brasileira e a constituição do
sujeito neoliberal. In: FERNANDES, Dorgival; NOGUEIRA, José Romulo Feitosa (Org.). Educação, linguagens e práticas
s o c i a i s . P a u d o s F e r r o s , R N : A I N P G P , 2 0 2 1 . D i s p o n í v e l e m :
https://www.academia.edu/66208372/A_educa%C3%A7%C3%A3o_brasileira_e_a_constitui%C3%A7%C3%A3o_do_s
ujeito_neoliberal . Acesso em: 10 nov. 2022.
SALVIA, André Luis La; NETO, Osvaldo Cunha. O que pode o ensino de filosofia na BNCC?. Revista Digital de Ensino de
Filosofia - REFilo, Santa Maria, v. 7, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/67379.
Acesso em: 12 nov. 2022.
UECE. II ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA. [S.l.], [s.d.]. Disponível em:
http://www.uece.br/eventos/profilosofia2022. Acesso em: 01 dez. 2022.
DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora
Boitempo, 2016.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 22. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins
Fontes, 2008.
MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos
Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028. Acesso
em: 10 nov. 2022.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo,
2019.
NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do; ALVES, Silveira Alves. O ensino de Filosofia no contexto das
competências e habilidades do novo ensino médio. Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, Santa Maria, v. 7, p. 1-
19, 2021.Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/