LIVRE COMPARTILHA MUSICAL: improvisação Musical Livre como Meio de Partilha do Eu Sonoro

Palavras-chave: Aprendizagem Musical Compartilhada, Improvisação musical livre, Formação humana

Resumo

Sociedade, educação e arte são dimensões indissociavelmente relacionadas entre si de tal maneira que essa interação contribui significativamente para a perpetuação das “mazelas” sociais decorrentes do sistema econômico em vigor presentes na contemporaneidade. Diante disso, o presente artigo busca refletir acerca da importância da “improvisação musical livre” como possibilidade de realização de vivências sonoras em social-aprendizagem, de modo a fomentar vivências musicais compartilhadas que promovam o desenvolvimento da criatividade, da expressividade e de um senso coletivo de solidariedade. Nessa perspectiva, a metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, fundamentada na abordagem qualitativa, a
partir da qual foram empreendidas ponderações a respeito da importância da arte para a formação humana, da relevância da pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada e de como a improvisação musical livre pode contribuir para a autêntica expressão sonora do sujeito. Percebemos que a improvisação musical livre, por possibilitar o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e expressividade, permite o compartilhamento do “eu sonoro” de cada indivíduo, bem como pode ser considerada um possível caminho para a emancipação humana, uma vez que viabiliza a formação de sujeitos com a visão social holística que possam interferir positivamente em suas realidades.

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Biografia do Autor

PEDRO HARRISON DE FREITAS TEIXEIRA, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Ceará (2020), pós-graduação lato em nível de especialização em Produção Fonográfica pela Faculdade Unyleya (2021), pós-graduação em nível de especialização em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faculdade Descomplica (2021), mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na Linha Educação, Currículo e Ensino (LECE), Eixo Ensino de Música. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve atividades relativas à promoção de bem-estar e qualidade de vida aos servidores da UFC, sobretudo por meio de ações na área da arte. Além disso, também atua como compositor e arranjador de obras musicais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

Elvis de Azevedo Matos, Universidade Federal do Ceará

Educador, com formação inicial em música (licenciatura), pesquisa sobre Formação de Professores através de práticas musicais compartilhadas, com ênfase para Canto Coral, Harmonia Musical e Regência. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto de Cultura e Arte - Curso de Licenciatura em Música. Além de ser licenciado em Música (1992 - Universidade Estadual do Ceará), Possui mestrado (2002) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Ceará, instituição na qual desenvolve trabalhos de pesquisa sobre Aprendizagem Musical Compartilhada (MUSA). Atua, também, como regente, compositor e arranjador de obras musicais. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, no qual orienta pesquisas nas temáticas de Educação Musical, Aprendizagem Musical Compartilhada, Arte-Educação e Formação de Professores. Musicoterapeuta em formação.

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Publicado
13/08/2024