UM PASSEIO PELO/NO COLETIVO E O SER MAIS EM ALEGRIA
nexos teóricos partilhados com Abordagem Musical Compartilhada em Snyders, Freire e Moraes
Resumo
Este artigo se debruça sobre nexos teóricos da relação com a Aprendizagem Musical Compartilhada em Moraes (1993) e a Pedagogia Histórico Crítica de Freire (1996) e Snyders (2008), através de uma pesquisa exploratória, em modo hipotético-dedutivo, sob orientação qualitativa de pesquisa em delineamento bibliográfico com fontes primárias e secundárias para leituras, fichamento e análises dos materiais, objetivando descrever encontros epistêmicos no recorte da vocação ontológica do humano para o Ser Mais freiriano em Alegria estética de Snyders. Essa síntese educativa, de aproximação entre as correntes, conflui em possibilidades pedagógicas, que têm no humano a principal referência para os processos formativos, fomentando alternativas curriculares contextualizadas e inovadoras, além de empoderar professores de música ao comprometimento com a formação ética, estética e social dos sujeitos em aprendizagem.