O LABIRINTO EXISTENCIAL: uma abordagem didática do absurdo em Camus.

Autores

Palavras-chave:

Labirinto Existencial, Pibid

Resumo

O presente artigo considera as atividades intituladas Labirinto Existencial, realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de filosofia, e do projeto de extensão Sebo Cultural Itinerante: o ensino de Filosofia na sociedade tecnológica, ambos  do curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), ocorridas em 2023 e 2024. Essas atividades utilizaram duas abordagens didáticas para o ensino de Filosofia, inspiradas na concepção de filosofia como uma "fábrica de conceitos" proposta por Sílvio Gallo (2012), com o objetivo de explorar o pensamento de Albert Camus, em O Mito de Sísifo (Camus, 2022), de forma lúdica e reflexiva. Sob essa perspectiva, a sala de aula é concebida como um "laboratório de conceitos", onde problemas são abordados de maneira racional e experiencial. A metodologia visa promover a autonomia intelectual dos alunos, incentivando-os a desenvolverem seu próprio pensamento conceitual e a aprenderem coletivamente, dialogando com suas vivências no aprendizado com o outro, enquanto trabalham os conceitos e os problemas centrais do pensamento camusiano. A criação lúdica da maquete e a forma como a atividade foi conduzida despertou o interesse e a participação ativa dos alunos, desde os estudos até a construção do conceito. As apresentações em diferentes contextos aumentaram o engajamento e atraíram novos participantes para o grupo “Café Filo”, conquistou o interesse de pessoas dentro e fora dos projetos, além de promover um aprofundamento do conteúdo e aprimoramento da metodologia por parte dos ministrantes.

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Biografia do Autor

  • Samuel Assis Donato Peixoto, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e graduando de Filosofia também pela UVA

  • Antonia Davidá Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade Geremário Dantas e graduanda de Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

  • Ermínio de Sousa Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor dos cursos de Graduação e Mestrado Acadêmico de Filosofia da UniversidadeEstadual Vale do Acaraú – UVA. Professor do PROF-FILO da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Filosofia - GPEEFil (CNPq).

Referências

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Publicado

14/04/2025

Como Citar

O LABIRINTO EXISTENCIAL: uma abordagem didática do absurdo em Camus. (2025). Revista Docentes, 10(34), 39-50. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1610