O LABIRINTO EXISTENCIAL: uma abordagem didática do absurdo em Camus.
Palavras-chave:
Labirinto Existencial, PibidResumo
O presente artigo considera as atividades intituladas Labirinto Existencial, realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de filosofia, e do projeto de extensão Sebo Cultural Itinerante: o ensino de Filosofia na sociedade tecnológica, ambos do curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), ocorridas em 2023 e 2024. Essas atividades utilizaram duas abordagens didáticas para o ensino de Filosofia, inspiradas na concepção de filosofia como uma "fábrica de conceitos" proposta por Sílvio Gallo (2012), com o objetivo de explorar o pensamento de Albert Camus, em O Mito de Sísifo (Camus, 2022), de forma lúdica e reflexiva. Sob essa perspectiva, a sala de aula é concebida como um "laboratório de conceitos", onde problemas são abordados de maneira racional e experiencial. A metodologia visa promover a autonomia intelectual dos alunos, incentivando-os a desenvolverem seu próprio pensamento conceitual e a aprenderem coletivamente, dialogando com suas vivências no aprendizado com o outro, enquanto trabalham os conceitos e os problemas centrais do pensamento camusiano. A criação lúdica da maquete e a forma como a atividade foi conduzida despertou o interesse e a participação ativa dos alunos, desde os estudos até a construção do conceito. As apresentações em diferentes contextos aumentaram o engajamento e atraíram novos participantes para o grupo “Café Filo”, conquistou o interesse de pessoas dentro e fora dos projetos, além de promover um aprofundamento do conteúdo e aprimoramento da metodologia por parte dos ministrantes.
Downloads
Referências
CAMUS, Albert. O homem revoltado. Tradução de Valerie Rumjanek. 4.ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2020.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman; Paulina Watch. 26. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2022.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas-SP: Editora Papirus, 2012.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
LINS, Rafael de Castro. Albert Camus: da angústia ao suicídio filosófico. Revista Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 35-55, jan./jun. 2016. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/8357. Acesso em: 07/02/2024.
PIMENTA, Danilo Rodrigues. A Postura Camusiana Perante o Suicídio Físico. Existência e Arte – Revista Eletrônica do Grupo PET – Ciências Humanas, Estética da Universidade Federal de São João Del-Rei, Ano VIII, Número VII, Janeiro a Dezembro de 2012. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/existenciaearte/A_Postura_Camusiana_Perante_o_Suicidio_Fisico.pdf. Acesso em: 09/03/2024.
PIMENTA, Danilo Rodrigues. O absurdo camusiano em O Mito de Sísifo. Revista Jangada, n. 12, jul/dez, 2018, p. 52-67. Disponível em: https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/download/159/169. Acesso em: 03/02/2024.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas-SP: Autores Associados, 2009.
ZANETTE, Edgard Vinícius Cacho; SARMENTO, Cecília. A experiência de duvidar de tudo: reflexões sobre a dúvida metódica de René Descartes. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 9, n. 1, agosto/2016. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/tplJovensPesquisadores/pesquisa/jovenspesquisadores/trabalhos_pdf/humanas/daniel_fiametti.pdf. Acesso em: 06 mar. 2024.