CULTURA DE MASSA E DOMINAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA CULTURAL SEGUNDO ADORNO E HORKHEIMER

Palavras-chave: Cultura de massa, Industria cultural, Dominação

Resumo

Este artigo, apresentado no II Encontro Cearense de Professores de Filosofia, de 25 a 27 de agosto de 2022, denominado de Cultura de massa e dominação no contexto da indústria cultural segundo Adorno (1903-1969) e Horkheimer (1895-1973), considera questões referentes à cultura popular e cultura de massa como forma de dominação das pessoas no seio da sociedade contemporânea. Tal dominação se efetiva pela mutação da cultura em mercadorias para serem consumidas. Neste sentido, a pesquisa tem por objetivo explicitar a indústria cultural como estratégia da sociedade capitalista para padronizar o comportamento das pessoas, transformando “tudo” em mercadoria. Para isto, recorre-se a uma análise bibliográfica do texto “Indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas” em Dialética do Esclarecimento (1985) de Adorno e Horkheimer. Nesta, os autores denunciam os modus operandi do sistema capitalista que dilui as individualidades dos indivíduos nas massas, gerando a sensação de autonomia e liberdade neles, quando de fato as suas ações são guiadas por forças “ocultas” que, segundo Adorno e Horkheimer, seria a própria indústria cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ermínio de Sousa Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Pós-Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC; Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Mestre em Filosofia, Especialista em Lógica Contemporânea e Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. 

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Indústria cultural: o Iluminismo como mistificação das massas. In: ADORNO, T. Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
CASCUDO, L. C. Civilização e cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1983.
DUARTE, Rodrigo. A Estética e a discussão sobre indústria cultural no Brasil. Revista Ideias, Campinas (SP), n. 4, p. 73-93, 1º semestre-2012.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Trad. Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
NASCIMENTO, E. de S. A crítica da racionalidade técnico-científica e a formação do sujeito autônomo em Adorno no contexto da sociedade capitalista. 2018. 136f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
NASCIMENTO, E. de S. Ensaio sobre a formação e adaptação em Adorno. Ufklärung, João Pessoa, v.8, n.3, Set., Dez., 2021, p.77-90.
SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura da mídia a cibercultura. São Paulo: Paulus,2003.
SILVEIRA, Bueno. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FDT, 2000.
VANNUCCHI, A. Cultura brasileira: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola,1999.
Publicado
27/03/2023