Perfil de ingressantes no Ensino Superior após a Lei de Cotas

Palavras-chave: Ensino Superior, Avaliação Educacional, Políticas Públicas

Resumo

Objetivou-se averiguar mudanças no perfil dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) posteriormente à implementação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Os resultados indicaram que a média aritmética das notas dos alunos não cotistas (µ1 = 679,82) no Exame Nacional de Estudantes (ENEM) foi estatisticamente superior à média das notas dos cotistas (µ2 = 621,79). Do mesmo modo, a média aritmética das notas no ENEM dentre os alunos cotistas que têm renda familiar maior que 1,5 salário mínimo (µ1 = 632,25) foi estatisticamente superior à média das notas dos cotistas com renda familiar menor que 1,5 salário mínimo (µ2 = 611,33). Assim, é de se supor que, caso não houvesse a Lei de Cotas para beneficiar os egressos das escolas públicas (cotistas), a maior parte desses alunos, de fato, não ingressaria na UFC, de modo que a implementação da referida lei alterou substantivamente o perfil dos alunos ingressantes nessa Instituição Federal de Ensino Superior (IFES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador 1C do CNPq.

Adriana Castro Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Pedagogia (2009) e mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (2015), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é doutoranda em Educação Brasileira, na Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Avaliação Educacional. Tem experiência nas áreas de Educação, Avaliação Institucional e Avaliação de Políticas Publicas.

Referências

ANDRIOLA, W. B. Problemas e perspectivas quanto ao uso dos testes psicológicos do Brasil. Psique, Belo Horizonte, v. 6, p. 46-57, 1995.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Evaluación: la vía para la calidad educativa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.7, n. 25, p. 355-368, 1999.
ANDRIOLA, W. B.; LOUREIRO, R. Sistematização da avaliação da aprendizagem em comunidades organizadas no ciberespaço (Online). Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 1, p.1-5, 2005.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; SULIANO, Daniele Cirilo. Impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Brasília, v. 96, n. 243, p. 282-298, 2015.
ANDRIOLA, W. B.; TROCCÓLI, B. T.; DIAS, M. R. Caracterização do apoio social em estudantes universitários brasileiros. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 7/8, n. 1/2, p. 61-78, 1990.
ARAÚJO, Adriana Castro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; COELHO, Afrânio de Araújo. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em Revista [online], Belo Horizonte, vol.34, e172839. Epub Jan 15, 2018. Disponível em . Acesso em 26/01/2018.
BEZERRA, Tereza Olinda Caminha; GURGEL, Claudio Roberto Marques. A política pública de cotas em universidades, enquanto instrumento de inclusão social. Revista Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 27, n 2. 2012. Disponível em . Acesso em 16/03/2016.
BLOG DA ADUFC. Blog informativo dos serviços jornalísticos do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará. 2013. Disponível em . Acesso em 10/03/2016.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Poder Executivo, Brasília, DF. 2012. Disponível em . Acesso em 08/02/2016.
CARVALHO, Luiza de. Regime de cotas em universidades enfrenta oposição e ações judiciais. AASP, 21 set. 2007. Disponível em: http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=1526 . Acesso em: 28 fev. 2016.
DAFLON, Verônica Toste; FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, vol. 43, n. 148. São Paulo, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000100015 Acesso em 04 mar. 2016.
DEPS, Vera Lucia. Desempenho acadêmico dos alunos ingressos em 2004 pelo sistema de reservas de vagas, nos cursos de bacharelado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro. 2010. Disponível em: < http:// www.anpae.org.br/ iberolusobrasileiro2010/ cdrom/ 121. pdf >. Acesso em: 21 mar. 2016.
FERES JÚNIOR, João; DAFLON, Verônica Toste. A nata e as cotas raciais: genealogia de um argumento público. Opinião Pública, Campinas, v. 21, n. 2, p. 238-267, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
HOFLING, Eloísa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, Campinas, ano XXI, n. 55, p. 30-41, 2001.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217. São Paulo, nov. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15559.pdf Acesso: 03 mar.2016.
OLIVEN, Arabela Campos. Ações afirmativas, relações raciais e política de cotas nas universidades: uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil. Educação, v. 30, n. 1. Porto Alegre, jan./abr. 2007. Disponível em . Acesso em 23/02/2016.
PENHA LOPES, Vânia. Pioneiros: cotistas na universidade brasileira. São Paulo: Paco Editorial, 2013.
POOPER, Karl Raimund. Conjecturas e refutações. Brasília: Unb, 1972.
QUEIROZ, D. M.; SANTOS, J. T. Sistema de cotas um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 717-737, 2006.
RIO DE JANEIRO. Lei nº 5.074, de 17 de julho de 2007. Altera a lei 4151 de 04 de setembro de 2003. Poder Executivo, Rio de Janeiro, RJ, 2007.
______. Lei nº 3.708, de 09 de novembro de 2001. Institui cota de até 40% para as populações negra e parda no acesso à universidade do estado do Rio de Janeiro e à universidade estadual do norte fluminense e dá outras providências. Poder Executivo, Rio de Janeiro, RJ, 2001.
______. Lei nº 3524, de 28 de dezembro de 2000. Dispõe sobre os critérios de seleção e admissão de estudantes da rede pública estadual de ensino em universidades públicas estaduais e dá outras providências. Poder Executivo, Rio de Janeiro, RJ, 2000.
SANTOS, R. E. Políticas de cotas raciais nas universidades brasileiras: o caso da Uerj. In: FERES JÚNIOR, J. ; ZONINSEIN, J. (orgs.). Ação afirmativa e universidade: experiências nacionais comparadas. Brasília: Editora UnB, 2006. p. 110-135.
SILVA, T. M. Teste t de Student. Teste de igualdade de variâncias. Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA), 2014. Disponível em . Acesso em 09/07/2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Secretaria do Desenvolvimento Institucional. Fortaleza, 16 jan. 2014. Disponível em: . Acesso em 01/02/2016.
______. Secretaria do Desenvolvimento Institucional. Fortaleza, 10 out. 2015a. Disponível em: < http://www.ufc.br/a-universidade/ufc-em-numeros/6906-dados-basicos-2014> Acesso em 10/10/2015.
______. Secretaria de Tecnologia da Informação/ Divisão de Portais Universitários. Fortaleza, 10 out. 2015b. Disponível em: . Acesso em 10/10/2015.
______. Secretaria de Tecnologia da Informação/ Divisão de Portais Universitários. Fortaleza, 26 jan. 2015c. Disponível em: . Acesso em 05/03/2016.
______. Secretaria de Tecnologia da Informação/ Divisão de Portais Universitários. Fortaleza, 30 dez. 2012. Disponível em: . Acesso em 05/03/2016.
VELLOSO, Jacques. Cotistas e não cotistas: rendimento de alunos da universidade de Brasília. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p.621-644, maio/ago. 2009. Disponível em . Acesso em 20/03/2016.
Publicado
11/04/2023