ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DISCENTES E A QUALIDADE DO ENSINO

Palavras-chave: Ensino Médio, Robótica Educacional, Avaliação Educacional

Resumo

Neste trabalho, compreendeu-se a Robótica Educacional como estratégia de ensino de caráter interdisciplinar, desafiadora e lúdica, voltada à promoção da aprendizagem de conceitos curriculares. Objetivou-se identificar os impactos da Robótica Educacional sobre a qualidade do aprendizado discente de duas escolas públicas estaduais do Ceará. Os resultados obtidos com a amostra de 62 alunos indicaram que a expressiva maioria destacou: (i) o incremento da curiosidade pela Robótica Educacional e pela leitura de livros sobre a temática; (ii) a potencialidade de se abordar temas transversais ao currículo escolar, tais como a sustentabilidade ambiental e a reciclagem de resíduos tecnológicos e industriais; (iii) a relevância do ensino da Robótica Educacional para aguçar a visão do alunado acerca da importância dos processos de reciclagem de resíduos tecnológicos; (iv) o incremento no interesse do alunado pelo ensino e pela escola, ocasionando impactos positivos sobre o aprendizado formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador 1C do CNPq.

Referências

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Escala para avaliar a qualidade da mediação docente em ambiente universitário: adaptação cultural e evidências de validade. Perspectiva (online), Florianópolis, v. 40, p. 1-19, 2022.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Impactos da Robótica no Ensino Básico: estudo comparativo entre Escolas Públicas e Privadas. Ciência e Educação, Bauru, v. 27, e21050, 2021a.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação da familiaridade de alunos do Ensino Fundamental com a Robótica Educacional. Revista Educação e Linguagem, Aracati, v. 8, n. 1, p. 33-53, 2021b.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Evaluation of the quality of teaching mediation in a university environment. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 68, p. 75-100, 2021c.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; CAVALCANTE, Luana Rodrigues. Avaliação do raciocínio abstrato em estudantes do ensino médio. Estudos de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 23-37, 1999.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; GOMES, Carlos Adriano. Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica. Educar em Revista, n. 63, p. 267-288, 2017.
ARAÚJO, Adriana Castro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; COELHO, Afrânio Araújo. Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.34, e172839, 2018.
AZEVÊDO, Edjane Silva; FRANCISCO, Deise Juliana; NUNES, Albino Oliveira. O Avanço das publicações sobre a robótica educacional como possível potencializadora no processo de ensino aprendizagem: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educacional Interdisciplinar, Mossoró, v. 6, n. 1, 2017.
BALDÉ, Cornelis; FORTI Vanessa; GRAY, Vanessa; KUEHR, Ruediger; STEGMANN, Paul. The Global E-waste Monitor – 2017. United Nations University (UNU), International Telecommunication Union (ITU) & International Solid Waste Association (ISWA), Bonn/Geneva/Vienna, 2017.
BALDOW, Rodrigo; FARIAS FILHO, Everaldo; LEITE, Bruno; FARIAS, Carmen; LEÃO, Marcelo Brito. Ensino de física e educação ambiental: percepções de sustentabilidade dos estudantes em uma atividade de robótica sustentável. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p.152-167, 2018.
BARROS; Everton; LINS, Walquíria. O Ensino da Robótica Educacional por Meio do E-Waste: uma Proposta de Baixo Custo e Reuso de Materiais Eletrônicos. II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017). Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Mamanguape - Paraíba – Brasil 18, 19 e 20 de maio de 2017.
CAMPOS, Flavio Rodrigues. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, 2017.
CUNHA, Felipe; NASCIMENTO, Cristiane Ribeiro. Uma Abordagem Baseada em Robótica e Computação Desplugada para Desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 1845-1849, 2018.
GALVÃO, Ângela Pena. Robótica sustentável: uma visão de sustentabilidade dos estudantes do Ensino Fundamental da Amazônia em atividades da Robótica Educacional (cap. 13). In Gustavo Henrique Cepolini Ferreira. As ciências humanas como protagonistas no mundo atual [recurso eletrônico]. (Org.). Ponta Grossa (PR): Editora Atena, 2020.
GINOYA, Tirth; MADDAHI, Yaser; ZAREINIA, Kourosh. A Historical Review of Medical Robotic Platforms, Journal of Robotics, v. 2021, Article ID 6640031, 13 pages, 2021.
LIMA, Alberto Sampaio; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação de práticas pedagógicas inovadoras em curso de graduação em sistemas de informação. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Santiago de Chile, v. 11, n. 2, p. 104-121, 2013.
MURPHY, Robin. Introduction to A.I. Robotics. Cambridge, MA: The Massachusetts Institute of Technology (MIT) Press, 2019.
OLIVEIRA; Janaina Aparecida; SILVA, Hutson Roger; SOUSA JR., Arlindo José. A Robótica Educacional como proposta de ensino de conceitos da Geometria (P. 1-7). Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus, Bahia. XVIII EBEM, 2019.
OLIVEIRA, Andriela Dutra; SOBRAL; Luis Gonzaga; OLIVEIRA, Débora Monteiro. Bio-extração de metais de base a partir de sucatas eletroeletrônicas: uma abordagem teórica. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2020.
PANIAGO, Rosenilde; NUNES, Patrícia; CUNHA, Fátima; SALES, Paulo Alberto; SOUZA, Calixto. Quando as Práticas da Formação Inicial se Aproximam na e pela Pesquisa do Contexto de Trabalho dos Futuros Professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e20047, 2020.
PERALTA, Deise Aparecida; GUIMARÃES, Eduardo Cortez. A robótica na escola como postura interdisciplinar: o futuro chegou para a Educação Básica? Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 1, p. 30-50, 2018.
PEREIRA, Francisco; ARAÚJO, Luis Gustavo; BITTENCOURT, Roberto A. Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), p. 315-324, 2019.
PEREIRA JÚNIOR, Antonio; SARDINHA, Aline Sousa; SANTOS JESUS, Edmir. Evolução e aplicação da tecnologia da informação e comunicação, os impactos ambientais e a sustentabilidade. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 3628-3666, 2020.
PEREZ, Javier; DELIGIANNI, Fani; RAVI, Deligianni; YANG, Guang-Zhong. Artifical Intelligence and Robotics. Londres: UK-RAS Network, 2018.
ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz. The use of robots in nursing. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 26, e3064, 2018.
SANTOS, Priscila, ARAÚJO, Luís Gustavo de Jesus; BITTENCOURT, Roberto Almeida. A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 2-8, 2018.
SILVA, Francisco César Martins; LIMA, Alberto Sampaio; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação do suporte de TDIC na formação do pedagogo: Um estudo em Universidade Brasileira. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 14, n. 3, p. 77-93, 2016.
SÖRENSEN, Anderson. Desenvolvimento de um Robô Gantry com três graus de liberdade para marcenaria. Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca avaliadora do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro Mecânico (68 p.). Panambi, UNIJUÍ, 2018.
Publicado
04/03/2024