Aprendizes com altas habilidades nas escolas públicas: a visão dos Professores
Resumo
Com o objetivo de identificar a incidência de alunos com altas habilidades, efetivou-se estudo com amostra de 62 professores oriundos de 26 escolas públicas de Fortaleza. Os professores identificaram 87 alunos como indivíduos de altas habilidades, através do preenchimento de um questionário desenvolvido com essa finalidade. Os 87 estudantes possuíam altas habilidades em áreas como música, artes, poesia e dramaturgia (n = 77 ou 88,3%), domínio do corpo (n = 59 ou 67,9%), literatura (n = 62 ou 71,3%), matemática (n = 57 ou 65,4%), memória seletiva de detalhes (n = 76 ou 87,2%), riqueza vocabular (n= 6 ou 75%) e leitura precoce (n = 25 ou 28,6%). Os resultados permitem que os professores adotem de estratégias de ensino voltadas aos alunos com altas habilidades.
Downloads
Referências
ANDRIOLA, W. B. Problemas e perspectivas quanto ao uso dos testes psicológicos do Brasil. Psique, Belo Horizonte, v. 6, p. 46-57, 1995.
ANDRIOLA, W. B. Detección del Funcionamiento Diferencial de los Ítems (DIF) en tests de rendimiento. Aportaciones teóricas y metodológicas (Tesis Doctoral, 629 p.). Madrid: Editora de la Universidad Complutense de Madrid, 2002.
ANDRIOLA, W. B. Psicometria moderna: características e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, p. 319-340, 2009.
ANDRIOLA, W. B.; PASQUALI, L. A construção de um Teste de Raciocínio Verbal (RV). Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 8, p. 51-72, 1995.
BISQUERRA ALZINA, R. Metodología de la Investigación Educativa. Madrid: Editorial la Muralla, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades: superdotação e talentos. Brasília: MEC/SEESP, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Especial. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: superdotação e talento (Vol. I). Coordenado por Leila Magalhães Santos e Natalícia Pacheco de Lacerda Gaioso; colaboração de Vera Lúcia Palmeira Pereira. Brasília, 1999a.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Especial. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: superdotação e talento (Vol. II). Coordenado por SANTOS, L. M. & GAIOSO, N. P. L. Colaboração de Vera Lúcia Palmeira Pereira. Brasília, 1999b.
DAVID, I.; BALOGH, L. Talent research and teacher training for gifted education. Gifted Education International, London, v. 29, n. 2, p. 162-173, 2013.
GAVIN, M. K.; CASA, T. M. Nurturing young student mathematicians. Gifted Education International, London, v. 29, n. 2, p. 140-153, 2013.
KERLINGER, F.; LEE, H. B. Investigación del comportamiento: métodos de investigación en ciencias sociales. México: McGraw Hill, 2002.
LESLIE, M. The vexing legacy of Lewis Terman. Stanford: Stanford University, 2000. Texto disponível em
MANDAGLIO, S. Gifted students’ transition to university. Gifted Education International, London, v. 29, n. 1, p. 3-12, 2013.
MONTEIRO, S., CASTRO, M., ALMEIDA, L., CRUZ, J. F. A. Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica. Análise Psicológica, Porto, v. 27, p. 79-87, 2009.
MOTTA, M. E. Maria Helena Novaes: uma homenagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 259-265, 1999.
PFEIFFER, S. I.; WECHSLER, S. M. Youth leadership: a proposal for identifying and developing creativity and giftedness. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 30 n. 2, p. 219-229, 2013.
PETERSON, J. S. Myth 17: Gifted and talented individuals do not have unique social and emotional needs. Gifted Child Quarterly, Thousand Oaks, v. 53, n. 4, p. 280-282, 2009.
RENZULLI, J. S. Emerging conceptions of giftedness: building a bridge to the new century. Exceptionality: a Special Education Journal, London, v. 10, n. 2, p. 67-75, 2002.
RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. Identification of students for gifted and talented programs. Corwin Press: Thousand Oaks, Califórnia, USA, 2004.
SHAVININA, L. V. International handbook of giftdeness. Netherlands: Springer, 2009a.
SHAVININA, L. V. On giftedness and economy: the impact of talented individuals on the global economy. In L. Shavinina (Ed.), International Handbook on Giftedness. Netherlands: Springer, 2009b, p. 925-944.
SIMONTON, D. K. Scientific Talent, Training, and Performance: Intellect, Personality, and Genetic Endowment. Review of General Psychology, New York, v. 12, n. 1, p. 28-46, 2008.
SIMONTON, D. K. Varieties of (scientific) creativity: A hierarchical model of disposition, development, and achievement. Perspectives on Psychological Science, London, v. 4, p. 441-452, 2009.
SMITH, B. W.; DEMPSEY, A. G.; JACKSON, S. E.; OLENCHAK, F. R.; GAA, J. Cyberbullying among gifted children. Gifted Education International, London, v. 28, n.1, p. 112-126, 2012.
VIRGOLIM, A. M. R. Creativity and intelligence: A study of Brazilian gifted and talented student. Unpublished doctoral dissertation. University of Connecticut. Storrs, Mansfield, CT, USA, 2005.
VIANA, T. V. Avaliação Educacional Diagnóstica: uma proposta para identificar altas habilidades. Tese de Doutorado (não publicada). 300 p. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2005.
WECHSLER, S. M. O desenvolvimento da criatividade na escola: possibilidades e implicações. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 12, n. 1, p. 81-86, 1995.