Aprendizes com altas habilidades nas escolas públicas: a visão dos Professores

Palavras-chave: altas habilidades; avaliação psicológica; alunos com altas habilidades; testes psicológicos

Resumo

Com o objetivo de identificar a incidência de alunos com altas habilidades, efetivou-se estudo com amostra de 62 professores oriundos de 26 escolas públicas de Fortaleza. Os professores identificaram 87 alunos como indivíduos de altas habilidades, através do preenchimento de um questionário desenvolvido com essa finalidade. Os 87 estudantes possuíam altas habilidades em áreas como música, artes, poesia e dramaturgia (n = 77 ou 88,3%), domínio do corpo (n = 59 ou 67,9%), literatura (n = 62 ou 71,3%), matemática (n = 57 ou 65,4%), memória seletiva de detalhes (n = 76 ou 87,2%), riqueza vocabular (n= 6 ou 75%) e leitura precoce (n = 25 ou 28,6%). Os resultados permitem que os professores adotem de estratégias de ensino voltadas aos alunos com altas habilidades.

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Biografia do Autor

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador 1C do CNPq.

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Publicado
13/09/2022