Pedagogia Histórico-Crítica e curtas-metragens: possibilidades de êxito?
Resumo
Este artigo trata da produção de curtas-metragens como recurso metodológico na educação profissional e tecnológica. Como questão central tem-se: como é possível aprimorar as práticas pedagógicas a partir da produção de curtas-metragens, tomando como base a Pedagogia Histórico-Crítica? O objetivo é investigar as aplicabilidades da produção de curtas-metragens, como exercício para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, visando à proposição de um roteiro de vídeo. O percurso da pesquisa é do tipo qualitativo, o método indutivo; o procedimento é bibliográfico, exploratório e a pesquisa-ação. Para o embasamento teórico, recorreu-se a Saviani (2007 e 2011), com arrimo na proposta da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados encontrados apontam que há uma abertura para o trabalho com o cinema crítico, com base na teoria da PHC; todavia, esbarra-se no método tecnicista de ensino. Concluiu-se que o cinema, dentro do contexto escolar é uma estratégia pedagógica que envolve, ao mesmo tempo, questões universais e íntimas do ser humano, que permite aprendizagens mais amplas e emancipadoras.
Palavras-chave: Educação. Pedagogia Histórico-Crítica. Curtas - metragens.
Downloads
Referências
CORAZZA, S. M. “Manifesto por uma dida-lé-tica”. Contexto e Educação, I jul, vol. 6, n. 22, pp 83-99, abr. – jun. 1991.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica. 11ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007)
SOUSA. Antônia A. (Org). Canto do Assum Preto. Fortaleza: Edições UFC, 2018.
Filmografia
O MENINO do Pijama Listrado. Direção: Mark Herman. Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis e outros. Trilha sonora: James Horner. EUA: BBC filmes/Imagens filmes. 2008. 94 min.