PARA ALÉM DA LEITURA: proposta de análise de textos fora da sala de aula
Resumo
O objetivo da pesquisa é apresentar uma metodologia interativa que desperte o protagonismo juvenil, no sentido de auxiliar os jovens na sua leitura de obras literárias clássicas e contemporâneas, relacionando-as com suas vivências e contexto histórico. Pretende-se ainda, dirimir as dificuldades de compreensão e interpretação de textos, aperfeiçoar a oralidade e verificar o aperfeiçoamento dessa metodologia. Os textos abordados pertencem a multi gêneros pré-selecionados e lidos pelos professores pesquisadores. Como referencial teórico, tem-se a contribuição dos estudos de Antunes( 2003), Kleiman (2004) e Koch (2006). A imersão no texto literário busca elucidar o que não fora dito em sua superfície, aquilo que se supõe estar presente nas entrelinhas, no interior das narrativas analisadas. Após uma reflexão crítica acerca do contexto histórico, político, social, econômico, cultural entre outros, de narrativas dos gêneros textuais: conto, crônica, relato pessoal e romance, os discentes passaram a visitar mais a biblioteca da escola, apresentam uma maior compreensão dos textos lidos e conseguem se expressar oralmente de forma mais confiante.
Downloads
Referências
CEARÁ. Governo do Estado. Programa Ceará Educa Mais, 2021
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, A. R; BEZERRA,(Org) Gêneros textuais e ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19.
FREITAG, Raquel M K. Sociolinguística e o sucesso no desempenho da leitura. Alfa Revista de Linguística. São José do Rio Preto, 2021.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo-SP: Atlas S.A., 2002.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Maria V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura teoria e prática. 10ª ed. Campinas- SP: Pontes, 2004.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Brasiliense, 1995.
PERROT, Michelle. Org. História da Vida Privada 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra.SP: Companhia das Letras. 1991.
SOUTO, Regina N. Em Cena Ação: Proposta De Guia Para Produção De Curtas-Metragens Como Recurso Metodológico Na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
Dissertação defendida em Nov, 2020
RUFFATO, Luiz. Minha Primeira Vez. 1ª ed. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2014.
SAVIANI, D. (2012). Marxismo, educação e pedagogia. In D. Saviani & N. Duarte (Eds.), Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar (p. 59-85). Campinas, SP: Autores Associados