PARA ALÉM DA LEITURA: proposta de análise de textos fora da sala de aula

  • Regina Nascimento Souto Secretaria de Educação do Estado do Ceará - CE.
  • Francisco José da Silva Souza  Seduc-Ceará EEM Raimundo Nogueira
  • Elvice de Fátima Correia Rocha  Seduc-Ceará EEM Raimundo Nogueira
Palavras-chave: Leitura. Escola. Metodologia interativa

Resumo

O objetivo da pesquisa é apresentar uma metodologia interativa que desperte o protagonismo juvenil, no sentido de auxiliar os jovens na sua leitura de obras literárias clássicas e contemporâneas, relacionando-as com suas vivências e contexto histórico. Pretende-se ainda, dirimir as dificuldades de compreensão e interpretação de textos, aperfeiçoar a oralidade e verificar o aperfeiçoamento dessa metodologia. Os textos abordados pertencem a multi gêneros  pré-selecionados e lidos pelos professores pesquisadores. Como referencial teórico, tem-se a contribuição dos estudos de Antunes( 2003), Kleiman (2004) e Koch (2006). A imersão no texto literário busca elucidar o que não fora dito em sua superfície, aquilo que se supõe estar presente nas entrelinhas, no interior das narrativas analisadas. Após uma reflexão crítica acerca do contexto histórico, político, social, econômico, cultural entre outros, de narrativas dos gêneros textuais: conto, crônica, relato pessoal e romance, os discentes passaram a visitar mais a biblioteca da escola, apresentam uma maior compreensão dos textos lidos e conseguem se expressar oralmente de forma mais confiante.

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Biografia do Autor

Francisco José da Silva Souza , Seduc-Ceará EEM Raimundo Nogueira

Especialista em Gestão Educacional, licenciado em História, professor efetivo do Estado.  Lotado no 

  multimeios da EEM Raimundo Nogueira, Crede 9

Elvice de Fátima Correia Rocha , Seduc-Ceará EEM Raimundo Nogueira

Especialista em Metodologia em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, licenciada em História, 

  professora efetiva do Estado.  Lotada no multimeios da EEM    

  Raimundo Nogueira, Crede 9.


Referências

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Dissertação defendida em Nov, 2020
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Publicado
19/08/2024