MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Mapa conceitual; Jogos Interdisciplinares; Ensino de Ciências.Resumo
Resumo: O presente trabalho relata a investigação realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Fortaleza - CE e que consistiu na utilização de jogos escolares associado aos mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de Ciências fazendo uso da construção de material lúdico pelos alunos como instrumento educacional no processo de ensino-aprendizagem. O paradigma teórico-metodológico da aprendizagem significativa de David Ausubel norteou este estudo, que produziu resultados satisfatórios com o uso dos MCs como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo abordado de ecologia, doenças transmitidas por vírus e bactérias, conhecendo a biosfera e corpo humano. Esse estudo confirma que a relação entre conceitos requisitada pelos MCs pode ser assimilada pelos estudantes, promovendo a aprendizagem significativa.
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