EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O CONTEÚDO DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

Um relato de experiência acerca das estratégias metodológicas adotadas nas aulas

Autores

  • JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Jogos. Brincadeiras. Metodologias

Resumo

A Educação Física é uma disciplina obrigatória no componente curricular da Educação Básica e sua importância, objetivos e conteúdos já estão bem explicitados pela literatura disponível e por documentos norteadores da ação pedagógica. Neste contexto, inserido na Cultura Corporal de Movimento, temos os denominados jogos e brincadeiras, e mais especificamente os jogos e brincadeiras tradicionais. Sabe-se que a abordagem contemporânea destes jogos consiste num desafio para os professores de Educação Física, uma vez que, com o advento da tecnologia, estes vem sendo esquecidos. Em virtude disto, esse estudo buscou apresentar estratégias metodológicas utilizadas na abordagem do conteúdo de jogos e brincadeiras tradicionais com alunos de ensino médio no âmbito das aulas da referida disciplina. Para tanto, o presente estudo contou com uma pesquisa-ação na forma de relato de experiência, onde os momentos da aula teórica e prática foram registrados em um diário de campo e analisadas posteriormente. Nesse estudo as metodologias/estratégias utilizadas concentraram-se em dois eixos principais, a saber: aula teórica (constituído por aulas expositivas sobre conceitos e classificações dos jogos; discussões na forma de debates sobre a importância dos jogos e brincadeiras tradicionais, bem como sobre o papel positivo/negativo que as tecnologias exercem sobre estes jogos; trabalhos teóricos realizados em momentos extra-classe) e aula prática (constituído pela confecção de brinquedos como raias e a realização de uma mini-gincana competitiva entre as turmas). Espera-se que esta pesquisa possa subsidiar professores para uma melhor aplicação e desenvolvimento do conteúdo de jogos e brincadeiras tradicionais no ensino médio.

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Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Relato de experiência