SAÚDE MENTAL PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA E OS DESAFIOS DOS LAUDOS EMITIDOS PELO CAPsi PARA JUSTIFICAR OS ENTRAVES à APRENDIZAGEM

PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA E OS DESAFIOS DOS LAUDOS EMITIDOS PELO CAPsi PARA JUSTIFICAR OS ENTRAVES à APRENDIZAGEM

Autores

  • Natasha Tuanny Lopes Silva
  • Ana Maria Fontenelle Catrib UNIFOR
  • Lídia Andrade Lourinho
  • Rosendo Freitas de Amorim UNIFOR

Resumo

As repetências e as evasões ainda marcam as escolas, bem como o grande número de alunos encaminhados aos equipamentos de saúde como CAPSi pelos professores, por acreditarem que estas têm algum tipo de problema ou transtorno e esperam uma justificativa para a situação. Muitos destes encaminhamentos são resultados de uma visão míope da escola que não leva em consideração seus procedimentos didáticos, bem como a atribuição de sentido e significado ao objeto a ser aprendido, acreditando que as dificuldades de escolarização estão relacionadas com problemas biológicos a serem medicados. A busca por um laudo médico que justifique as dificuldades na aprendizagem é o que os pais esperam, quando na verdade isto apenas os aprisionam numa cadeia de registros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Tem como objetivo geral analisar como são construídas as queixas escolares e como ocorrem os encaminhamentos para o CAPSi na busca de um laudo que justifique a dificuldade para aprender e como específicos, compreender quais são as principais queixas escolares; discutir sobre a grande quantidade de encaminhamentos de queixa escolar ao CAPSi na busca de um laudo que justifique a dificuldade para aprender. Durante as pesquisas foi possível identificar a necessidade de um instrumento que pudesse auxiliar na organização das diferentes queixas de dificuldade escolar, resultando na produção de relatórios mais qualificados, agregando agilidade, coerência e fidedignidade aos dados descritos pelos professores. A construção deste modelo de guia de encaminhamento poderia apontar num direcionamento mais aprimorado da comunicação e da integração entre os setores da Educação e Saúde, contribuindo para promoção do potencial de cada criança e adolescente ao longo de sua formação educacional.


Palavras-chave: Queixa Escolar, Saúde Mental, Dificuldade de Aprendizagem, Promoção da Saúde.

 

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Publicado

27/04/2020