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v. 10 n. 38 (2025): Políticas públicas: Educação e práticas docentes
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A relevância desse exemplar da revista DoCEntes consiste em discutir a Educação Básica centrando às pesquisas e reflexões com ênfase na Política, especialmente nas Políticas Públicas Educacionais e seus impactos nas práticas docentes, resgatando aspectos epistemológicos, transdisciplinares, bem como as práticas de ensino e aprendizagem centrada nos currículos que valorizem o estudante como sujeito e seu contexto sociocultural. O artigo inicial analisa os impactos da sociedade de controle neoliberal no campo da educação, fundamentando-se no pensamento pós-estruturalista, mais especificamente de cunho neonietzscheano. O método utilizado é o hermenêutico, que implica compreender os textos com base no que eles mesmos dizem, como também possibilita estabelecer um diálogo intertextual, abrindo novas perspectivas e expandindo nosso horizonte de compreensão do mundo. Foram utilizados os conceitos de empresa, mercado, guerra, dívida e educação como descritores do objeto. Quanto aos resultados, constata- se a infiltração neoliberal no campo da educação, exigindo confrontá-la tanto crítica quanto concreta e criativamente.

Publicado: 17/09/2025

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

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