Sobre a Revista
A Revista DoCEntes, pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), foi criada em 2016 com o objetivo inicial de divulgação científica da produção docente do e no Estado do Ceará, promovendo letramento científico através do tripé didático pesquisa, leitura e escrita. A linha editorial da revista privilegia textos relativos à Educação Básica, com foco na experiência docente no Ensino Médio, bem como considera pertinente fazer circular reflexões acerca das mais variadas experiências educativas e seus processos constitutivos. Ela possui o qualis B1 na atual avaliação da CAPES (2016-2020).
Edição Atual
A relevância desse exemplar da revista DoCEntes consiste em discutir a Educação Básica centrando às pesquisas e reflexões com ênfase na Política, especialmente nas Políticas Públicas Educacionais e seus impactos nas práticas docentes, resgatando aspectos epistemológicos, transdisciplinares, bem como as práticas de ensino e aprendizagem centrada nos currículos que valorizem o estudante como sujeito e seu contexto sociocultural. O artigo inicial analisa os impactos da sociedade de controle neoliberal no campo da educação, fundamentando-se no pensamento pós-estruturalista, mais especificamente de cunho neonietzscheano. O método utilizado é o hermenêutico, que implica compreender os textos com base no que eles mesmos dizem, como também possibilita estabelecer um diálogo intertextual, abrindo novas perspectivas e expandindo nosso horizonte de compreensão do mundo. Foram utilizados os conceitos de empresa, mercado, guerra, dívida e educação como descritores do objeto. Quanto aos resultados, constata- se a infiltração neoliberal no campo da educação, exigindo confrontá-la tanto crítica quanto concreta e criativamente.
Edição completa
Artigos
A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.
A Revista Docentes recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiências educativas e sínteses de teses e de dissertações. Com um plano trimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.
Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos, cuja abordagem privilegia textos relativos à Educação Básica, com foco na experiência docente no Ensino Médio, bem como considera pertinente fazer circular reflexões acerca das mais variadas experiências educativas e seus processos constitutivos.
QUALIS B1
Indexadores



