Equidade de Gênero e Proteção das Mulheres na Educação
Palavras-chave:
equidade, gênero, educaçãoResumo
As pesquisas em Políticas Públicas Educacionais têm destacado uma presença maior das mulheres em todos os níveis educacionais no Brasil. Esse avanço quantitativo, apesar de ser um dado positivo, não dá conta dos problemas e desafios que as mulheres precisam enfrentar no âmbito educacional para que essa inclusão seja feita de forma mais equitativa e que elas tenham sua proteção e direitos assegurados.
O presente dossiê enfatiza a equidade de gênero e as categorias de sexualidade, raça e etnia, bem como a proteção dos direitos das mulheres na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio e em algumas Escolas profissionalizantes. Além disso, os artigos privilegiam a História, a Literatura, as Artes e a Matemática, sem descuidar da perspectiva interdisciplinar e da contribuição das tecnologias digitais como ferramentas que fortalecem o foco na aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 abril. 2025.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e Prática Docente. São Paulo: Cortez, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).