Equidade de Gênero e Proteção das Mulheres na Educação

Autores

  • Rosendo Freitas de Amorim SEDUC/UNIFOR

Palavras-chave:

equidade, gênero, educação

Resumo

As pesquisas em Políticas Públicas Educacionais têm destacado uma presença maior das mulheres em todos os níveis educacionais no Brasil. Esse avanço quantitativo, apesar de ser um dado positivo, não dá conta dos problemas e desafios que as mulheres precisam enfrentar no âmbito educacional para que essa inclusão seja feita de forma mais equitativa e que elas tenham sua proteção e direitos assegurados.
O presente dossiê enfatiza a equidade de gênero e as categorias de sexualidade, raça e etnia, bem como a proteção dos direitos das mulheres na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio e em algumas Escolas profissionalizantes. Além disso, os artigos privilegiam a História, a Literatura, as Artes e a Matemática, sem descuidar da perspectiva interdisciplinar e da contribuição das tecnologias digitais como ferramentas que fortalecem o foco na aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 abril. 2025.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e Prática Docente. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

25/09/2025

Como Citar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)