DoCEntes Entrevista

  • Gerente Revista Docentes
Palavras-chave: Saberes DoCEntes, Sociedade Brasileira de Ensinosino de Matemática (SBEM)

Resumo

Centro de Documentação e Informações Educacionais (CDIE) da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC), destinado à gestão do conhecimento educacional, à preservação da memória institucional e à prestação de serviços de informação nas áreas de arquivo histórico e biblioteca, em apoio ao fortalecimento científico e à divulgação do conhecimento à comunidade escolar e acadêmica brasileira, vem apoiar a Revista Docentes, na realização da entrevista com o Prof. Me. Carlos Ian Bezerra de Melo, docente em Educação Matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, atualmente, diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Ceará (SBEM/CE).
À luz desse cenário, convidamos o Prof. Me. Ian Melo para dialogar acerca de sua trajetória profissional e acadêmica, com os desencadeamentos em torno da formação de professores. Em especial, esta edição tratará de discussões que subsidiam e contribuem com reflexões proeminentes da Educação Matemática e das Ciências da Natureza e suas tecnologias, assim, tendo em vista esse enfoque, a pretensão é conduzir o diálogo nesse ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. 600 p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília/DF: 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília/DF: 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº14.040, de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas,comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº6, de 20 de março de 2020. Brasília/ DF: 2020.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 23ªedição. Campinas, São Paulo. Papirus, 2012.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 6ªedição. 2. Reimp. - Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MELO, Carlos Ian Bezerra de. Constituição da identidade profissional de professores de Matemática sob a ótica dos formadores. 2021. 249 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico. jsf?id=99845 Acesso em: 17 de fevereiro de 2024
MOROSINI, Marília Costa. Docência universitária e os desafios da realidade educacional. In: MOROSINI, Marília Costa (Org.). Professor do ensino superior – identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000. p. 11-20.
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; MELO, Carlos Ian Bezerra de; QUEIROZ, Antonio José Melo de. O Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE (LaboMática): contribuições na formação inicial e continuada de
professores que ensinam Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, Fortaleza/CE, v. 1, n. 2, p. 1-15, 20 out. 2022.
Publicado
04/03/2024