Conexões Educacionais: inovações no ensino, avaliação e formação da educação básica à superior

Autores

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica. Formação Docente. Educação Pública

Resumo

A edição de dezembro da Revista DoCEntes, intitulada “Conexões Educacionais: inovações no ensino, avaliação e formação da educação básica à superior”, convida à reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras e seus impactos nas instituições públicas de ensino, destacando a relevância de metodologias ativas, como a gamificação, a cartografia social e as práticas interdisciplinares, orientadas pelos princípios da inclusão, equidade e justiça social. Os artigos reunidos exploram temas centrais da agenda educacional contemporânea, como educação ambiental, equidade de gênero, leitura crítica e os efeitos das avaliações externas sobre a prática docente. Em comum, defendem a formação continuada como elemento essencial para o fortalecimento de uma docência mais crítica, autônoma e comprometida com a transformação social.

A publicação traz ainda um relato de experiência da CREDE 15, que valoriza o letramento como uma responsabilidade coletiva, evidenciando práticas exitosas no contexto da educação pública cearense. A edição se encerra com uma entrevista com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Dr. José Wally Mendonça Menezes, que analisa os desafios e avanços enfrentados pela educação pública no estado do Ceará. Assim, esta edição reafirma seu compromisso com o fortalecimento do debate educacional, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a reinvenção das práticas pedagógicas. Esperamos que os textos aqui apresentados inspirem gestores, professores e estudantes a seguir acreditando na potência transformadora de uma educação pública, crítica e emancipadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suiane Costa Alves, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

    Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui Diplomatura em Gestão da Internacionalização Universitária Latino-Americana pela Universidad Nacional del Comahue (UNComa), na Argentina. Integra a Linha de Pesquisa em História, Políticas e Gestão da Educação, além de participar do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE) e do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE-UECE). Compõe o Conselho Editorial Científico da Revista DoCentes (Qualis B1). Atua como professora de Química na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), integrando a equipe da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (COGEM), na Célula de Desenvolvimento Integral. Tem ampla experiência na área da Educação, com ênfase na formação de professores e no desenvolvimento de projetos educacionais, especialmente nas temáticas de educação ambiental, ensino de Química, formação docente, internacionalização do currículo e metodologias de ensino.

  • Rosilene Aires , Secretaria da Educação do Estado do Ceará

    Autora do livro Poéticas Ancestrais: entre-lugares, vivências e olhares (2024). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2023). Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Membra da Comissão Organizadora do livro Narrativas de Terreiro: memórias, estórias e pesquisas sobre religiosidades afro-indígenas no Ceará. Itapipoca: Edições e Publicações, 2025. Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará (2010- Atual). Desenvolve atividades e pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, território, quilombo e currículo. 

Downloads

Publicado

09/12/2025

Como Citar

Conexões Educacionais: inovações no ensino, avaliação e formação da educação básica à superior. (2025). Revista Docentes, 10(40), 1-12. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1824