Conexões Educacionais: inovações no ensino, avaliação e formação da educação básica à superior
Palavras-chave:
Inovação Pedagógica. Formação Docente. Educação PúblicaResumo
A edição de dezembro da Revista DoCEntes, intitulada “Conexões Educacionais: inovações no ensino, avaliação e formação da educação básica à superior”, convida à reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras e seus impactos nas instituições públicas de ensino, destacando a relevância de metodologias ativas, como a gamificação, a cartografia social e as práticas interdisciplinares, orientadas pelos princípios da inclusão, equidade e justiça social. Os artigos reunidos exploram temas centrais da agenda educacional contemporânea, como educação ambiental, equidade de gênero, leitura crítica e os efeitos das avaliações externas sobre a prática docente. Em comum, defendem a formação continuada como elemento essencial para o fortalecimento de uma docência mais crítica, autônoma e comprometida com a transformação social.
A publicação traz ainda um relato de experiência da CREDE 15, que valoriza o letramento como uma responsabilidade coletiva, evidenciando práticas exitosas no contexto da educação pública cearense. A edição se encerra com uma entrevista com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Dr. José Wally Mendonça Menezes, que analisa os desafios e avanços enfrentados pela educação pública no estado do Ceará. Assim, esta edição reafirma seu compromisso com o fortalecimento do debate educacional, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a reinvenção das práticas pedagógicas. Esperamos que os textos aqui apresentados inspirem gestores, professores e estudantes a seguir acreditando na potência transformadora de uma educação pública, crítica e emancipadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).