PIBID EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL:o uso de tecnologias digitais como apoio pedagógico no colégio estadual do campo de Campo Formoso

  • Damon Ferreira Farias Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
  • Douglas da Silva Santos Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Senhor do Bonfim
  • Luís Henrique de Almeida Gomes
  • Victor Hugo de Carvalho Santana
  • Leandro dos Santos Daniel
Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologia Educacional. Educação.

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) se apresentam como recurso de grande potencial durante o ensino remoto emergencial. Com isso, os pibidianos do curso de Licenciatura em Computação do IF BAIANO – campus Senhor do Bonfim buscou por meio de oficinas fazer com que os professores do Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso compreendessem as funcionalidades e as potencialidades disponibilizadas para usos significativos de maneira remota das seguintes ferramentas digitais: Google Drive, Google Meet, Google Forms, Google Classroom e Gravação e edição de vídeo. A pesquisa possui natureza descritiva e abordagem qualitativa, delineia-se como um estudo de caso, pautado em um conjunto de oficinas realizadas por meio do Google Meet. Como principal resultado obtido, destacamos o progresso na compreensão dos aspectos abordados na oficina e a possibilidade de usos com os discentes. Além disso, proporcionaram condições necessárias para que os professores dominassem tais ferramentas, superando abordagens triviais de metodologias ativas de ensino e do conhecimento sistemático dos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damon Ferreira Farias, Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso

_IMG-20181204-WA0017.jpg

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/ BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Versão final homologada do Ensino Médio em 20/12/2018. Acessado em: setembro de 2020.
DAUDT, LUCIANO. 6 Ferramentas do google sala de aula que vão incrementar sua aula. Disponível em: Acesso em 28 de dezembro de 2021.
FARIAS, DAMON FERREIRA. Um relato de experiência: o uso do WhatsApp no ensino de Física durante o isolamento social no colégio estadual do campo de campo formoso (anexo Tuiutiba). Estudos IAT, Salvador, v.5, n.3, p. 307-317, out., 2020.
FARIAS, FERNANDO LUCAS DE OLIVEIRA; BRITO, EVERTON DA SILVA; MELO, ELVIS MEDEIROS DE. et al. Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). DOI: 10.5753/cbie.wie.2018.489
GIL, C. A. Como elaborar um projeto de pesquisa . 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
GOOGLE, Google For Education. Disponível em: Acesso em 10 de dezembro de 2021.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2008
MENEZES, Lilian. O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem. Curso de produção de vídeo, São Paulo: 2008.
NÓVOA, ANTÓNIO. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. __________. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro. Acessado em 28/12/2021.
OLIVEIRA, LAYARA KARUENNY et al.. As tecnologias digitais no contexto da pandemia: a capacitação de professores da educação básica. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: . Acesso em: 10/06/2021
PRADO, M. E. B. B. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. BRASIL: MEC, 2005. Disponível em: . Acesso em 26 de maio de 2020.
TASSA, K. O. M. El.; SCHNECKENBERG, M.; CRUZ, G. C. Formação e Intervenção do professor de Educação Física: Reflexões Pertinentes. Interciência, v. 40, ed. 7, p. 497-502, Julho 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 mai. 2020.
Publicado
07/08/2023