IFCE como Ponte para a Transformação da Educação Pública: entrevista com José Wally Mendonça Menezes

Autores

Palavras-chave:

Educação Pública. Equidade. Gestão Humanizada

Resumo

A entrevista com o professor Dr. José Wally Mendonça Menezes, Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), oferece uma análise detalhada dos avanços, desafios e perspectivas da instituição no contexto atual da educação pública brasileira. Ao longo do diálogo, o reitor aborda questões centrais, como a reestruturação dos currículos do Ensino Médio, diante da nova Lei nº 14.945/2024, considerando o papel do IFCE tanto no ensino médio técnico quanto no ensino superior; a ampliação da inclusão digital; o enfrentamento das desigualdades regionais; e o fortalecimento de políticas afirmativas e de internacionalização, buscando integrar a educação básica e superior a uma agenda global. Além dos temas institucionais, o professor Wally compartilha aspectos significativos de sua trajetória como docente, gestor e articulador de políticas públicas, evidenciando como sua experiência na educação pública sustenta uma gestão pautada pela equidade, pelo diálogo com as comunidades e pelo compromisso com o desenvolvimento regional sustentável do Ceará.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Wally Mendonça Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desde 2010, quando começou a lecionar no Departamento de Engenharia de Telecomunicações e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) do campus de Fortaleza. Já desempenhou diversos cargos de gestão no IFCE, entre os quais: coordenador de cursos, coordenador de Inovação, coordenador de Pós-Graduação e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. De 2017 a 2020, ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto. Desde 2021, é reitor do IFCE, eleito pela comunidade acadêmica. Atua como pesquisador no Laboratório de Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado (IFCE) e como colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM/UFC). Possui experiência na área de Física aplicada às Telecomunicações, Eletromagnetismo e áreas clássicas da Fenomenologia e suas aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de telecomunicações, grafeno, Internet das Coisas (IoT), Big Data, fotônica, redes de sensores, comunicação óptica, telesaúde e cidades inteligentes (smart cities).

  • Suiane Costa Alves, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

    Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui Diplomatura em Gestão da Internacionalização Universitária Latino-Americana pela Universidad Nacional del Comahue (UNComa), na Argentina. Integra a Linha de Pesquisa em História, Políticas e Gestão da Educação, além de participar do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE) e do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE-UECE). Compõe o Conselho Editorial Científico da Revista DoCentes (Qualis B1). Atua como professora de Química na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), integrando a equipe da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (COGEM), na Célula de Desenvolvimento Integral. Tem ampla experiência na área da Educação, com ênfase na formação de professores e no desenvolvimento de projetos educacionais, especialmente nas temáticas de educação ambiental, ensino de Química, formação docente, internacionalização do currículo e metodologias de ensino.

  • Rosilene Aires, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

    Autora do livro Poéticas Ancestrais: entre-lugares, vivências e olhares (2024). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2023). Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Membra da Comissão Organizadora do livro Narrativas de Terreiro: memórias, estórias e pesquisas sobre religiosidades afro-indígenas no Ceará. Itapipoca: Edições e Publicações, 2025. Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará (2010- Atual). Desenvolve atividades e pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, território, quilombo e currículo. 

Downloads

Publicado

09/12/2025

Como Citar

IFCE como Ponte para a Transformação da Educação Pública: entrevista com José Wally Mendonça Menezes. (2025). Revista Docentes, 10(40), 78-88. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1823