v. 10 n. 40 (2025): Conexões Educacionais: inovações no ensino, avaliação e formação da educação básica à superior
A presente edição da Revista DoCEntes, intitulada “Conexões Educacionais: inovações no ensino, avaliação e formação da educação básica à superior”, convida à reflexão crítica sobre práticas pedagógicas inovadoras e suas implicações no cotidiano de escolas e universidades públicas. Em tempos de intensas transformações educacionais, torna-se cada vez mais urgente revisitar e reinventar os modos de ensinar, avaliar e formar, colocando no centro do debate a aprendizagem significativa, o respeito às diversidades e o compromisso com a justiça social.
O foco desta edição é o fortalecimento da aprendizagem, a promoção da inclusão e a busca contínua por uma educação rumo a equidade. Esses princípios constituem fundamentos essenciais para a construção de instituições públicas de ensino comprometidas com o desenvolvimento pleno de seus estudantes, não apenas nos aspectos cognitivos, mas também nos âmbitos ético, emocional, social e cultural.
Os trabalhos aqui reunidos evidenciam o potencial das metodologias ativas, como a gamificação, a cartografia social, as atividades experimentais e as práticas interdisciplinares e contextualizadas, articuladas a temas emergentes e relevantes da contemporaneidade, como educação ambiental, equidade de gênero, direitos humanos e letramento em múltiplas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, oferecem reflexões sobre os desafios enfrentados pelos docentes diante das pressões das avaliações externas e das políticas de responsabilização, destacando a formação continuada como elemento-chave para uma docência crítica, criativa, autônoma e colaborativa.
Um dos destaques desta edição é a entrevista com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), professor Dr. José Wally Mendonça Menezes, que encerra a publicação com importantes contribuições.