O REFLEXÕES AVALIATIVAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA VOLTADO AO ENEM

  • Jarles Lopes de Medeiros SEDUC/UECE
  • Francisco Jucivânio Félix de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)
  • Cândida Ferreira Neta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)
Palavras-chave: Enem, Ensino Médio em Tempo Integral, Reformas Educacionais, Ensino-aprendizagem, Formação Docente

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar os desafios existentes no processo de ensino-aprendizagem de Matemática referentes ao Enem, e como a proposta pedagógica de Ensino em Tempo Integral contribui para superá-los. Assim, realizamos uma análise documental visando compreender as modificações que o exame foi submetido e suas relações com as reformas educacionais. Apresentamos, também, um estudo de como se configura a política da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, com suas metodologias e objetivos os quais se propõe. Realizamos um estudo de caso em uma EEMTI do município de Crateús, onde utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevista e questionário, aplicados a dois professores de Matemática e a 38 alunos do 3º Ano, respectivamente, objetivando identificar os desafios existentes diante do Enem e quais as contribuições do EEMTI segundo a opinião desses. Identificamos que as práticas pedagógicas se adequam de maneira lenta e resistente frente às reformas no ensino, considerando o distanciamento da formação docente e as dificuldades apontadas pelos professores ao procurarem adequar um ensino contextualizado e interdisciplinar. Entretanto, a proposta de EEMTI apresenta possibilidades de melhoria na aprendizagem se efetivada conforme a proposta curricular apresentada pelo Ministério da Educação.

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Biografia do Autor

Jarles Lopes de Medeiros, SEDUC/UECE

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Fa­culdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). É professor do Curso de Pedagogia da UECE, e atua como tutor no Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE). Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação ​Stricto Sensu ​em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/ Campus- Maracanaú.

Cândida Ferreira Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Graduada em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.

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Publicado
04/05/2022