Relações étnico raciais e o ensino de História e Cultura Afro - indígena
DoCentes Entrevista Professor Luiz Leno Silva de Farias
Palavras-chave:
Relações étnico raciais, educação, ensinoResumo
A revista Docentes, nesta edição, tem como tema a Diversidade e Inclusão na educação, inaugurando a seção Docentes Entrevista, que tem como objetivo entrevistar educadores com relevante contribuição na construção de uma educação igualitária e equitativa, segundo preceitos elevados do constitucionalismo. Como abertura, o entrevistado será o Professor Luiz Leno Silva de Farias, natural de Realengo, Rio de Janeiro e radicado no Ceará.
Formado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú( UVA). Negro de ascendência africana, é Ogan Otun Alagbê, que em sua religião de matriz africana, desempenhando a função de protetor na sua Casa, ajudando os Orisàs no seu zelo. Atuante em sua comunidade, tem desempenhado várias funções, objetivando preservar e difiundir a história e cultura africana e afro-brasileira. Membro da Associação Afro- brasileira de Cultura
Alagbá,coordenador do Ponto de Cultura Afro Música, coordenador do Ponto de Valor Alagbá, mestre de Batuque de Maracatu Cearense e membro do coletivo cultural de matriz africana Ibilé. Arte Educador em percussão há 24 anos, com vários trabalhos prestados à comunidade educacional. Muito cedo, despertou sua consciência sobre as questões que envolvem o seu coletivo, tornando-se membro atuante do movimento social desde 1994. Na atualidade, na esfera nacional, é coordenador nacional de comunicação cultural da Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu( ACBANTU) Portanto, o professor é um representante autêntico do movimento negro de terreiro, detentor de uma larga experiência na Área de Educação com trabalhos relacionados
à diversidade étnico-racial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).