v. 10 n. 37 (2025): II Encontro Cearense de Educação Matemática (EceEM) e o Panorama de Pesquisas nesse campo de conhecimento no Ceará

Neste século XXI, o cenário educacional é marcado por distintos desafios e possibilidades, que emergem no cotidiano escolar e acadêmico nos componentes curriculares e nos campos de estudos e de pesquisas. Entre estes, a Matemática, apontada como uma ciência fundante quanto ao desenvolvimento de competências e de habilidades científicas, evidencia-se pela necessidade de atenção nos variados níveis de ensino e de modalidades.
A partir disso, a Revista DoCEntes, visa fortalecer o letramento científico matemático nos diferentes ambientes promotores de educação, via compartilhamento de pesquisas e de experiências exitosas, que possam contribuir significativamente com a discussão científica e tecnológica de pesquisadores/as, professores/as e demais profissionais da educação. Reconhece, também, a urgência de contribuições frente à recomposição de aprendizagens essenciais de Matemática, conforme sinalizados em documentos norteadores da educação brasileira.
Frente a isso, a Revista DoCEntes estabelece parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Ceará (SBEM/CE), buscando fornecer, por meio de seu espaço de divulgação científica, este número, que celebra a partilha de pesquisas cearenses, que contemplam tendências da Educação Matemática, fruto do II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM).
Com isso, objetivou-se apresentar o “II Encontro Cearense de Educação Matemática (ECeEM) e o Panorama de Pesquisas nesse campo de conhecimento no Ceará” através de contribuições de pesquisadores renomados do estado do Ceará, que realizam o exercício contínuo de ensino, pesquisa e extensão na Educação Matemática.